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Por Guisancosta
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#90834
O artigo 5˚ da Constituição Federal de 1988, defende o direito pleno de qualquer cidadão, um deles é o acesso ao registro civil. No entanto, percebe-se uma lacuna na garantia desse direto na questão da obtenção de documentos, o que, além de grave, torna-se um problema institucional. Nesse sentido, é notório, que há uma, falta de infraestrutura governamental e informação por parte da sociedade brasileira.
Primeiramente, evidencia-se que, a carência de uma infraestrutura adequada é uma grande responsável pela complexidade do problema. Uma das filósofas mais importantes da história, a alemã Hannah Arendt, defende que, o espaço público seja preservado, as condições da prática da liberdade e da manutenção da cidadania sejam asseguradas. Ou seja, sem uma estrutura pública adequada, o cidadão é prejudicado. Esse panorama está presente de maneira decisiva no que tange a garantia de acesso à cidadania, uma vez que a ausência de investimento do governo ao acesso á cidadania acaba por dificultar a resolução do problema.
Além disso, outro obstáculo encontrado é, a escassez de informações por grande parte dos brasileiros. Nesse sentido, o Filósofo polonês Arthur Schopenhauer faz a seguinte análise, os limites do campo de visão de uma pessoa determinam seu entendimento a respeito do mundo. Essa análise, justifica outra causa do empecilho: se as pessoas não possuem acesso a informação séria sobre sua função na sociedade, sua visão se torna limitada. Ademais, um indivíduo que não possui conhecimento sobre sua função na sociedade não exerce seus direitos nem cumpre seus deveres com seriedade.
Logo, medidas estratégicas devem ser tomadas para mudar este cenário. Portanto, faz-se necessário, que os governos estaduais em conjunto com as prefeituras municipais passem a centralizar o investimento em infraestrutura para questões, como o acesso aos principais documentos. Havendo este maior direcionamento de verba, a infraestrutura do espaço público pode ser melhorada e, consequentemente a qualidade de vida dos cidadãos, que passarão a usufruir de seus direitos e cumprir seus deveres. A partir dessa ações, espera-se promover a construção de uma nação melhor e mais justa.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Felipe082
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#90862
Oi, @Guisancosta, tudo certo? Vou corrigir a sua redação. Qualquer dúvida, fique à vontade para me perguntar.


LEGENDA

correção ou sugestão
erro
"melhorável"
operador argumentativo
repetição
(observação)


CORREÇÃO

O artigo 5˚da Constituição Federal de 1988, defende 1988 defende (1) o direito pleno de qualquer cidadão, um deles (2) é o acesso ao registro civil. No entanto, percebe-se uma lacuna na garantia desse direto (3) na questão da obtenção de documentos (4), o que, além de grave, torna-se um problema institucional (5). Nesse sentido, é notório, que notório que (6)uma, falta uma falta (7) de infraestrutura governamental e informação por parte da sociedade brasileira.

(1) [C1] Desvio de gramática: uso incorreto da vírgula. Não se usa vírgula para separar o sujeito e o verbo.
(2) [C4] Cuidado com elementos coesivos que não retomam nenhum termo. Na oração anterior, você citou "direito" no singular. Não faz sentido, portanto, retomar essa ideia por meio de um pronome que está no plural: "deles".
(3) [C4] Evite repetições próximas. A palavra "direito" poderia ser substituída por "prerrogativa".
(4) [C2] O repertório é legitimado, pertinente e, por ter sido articulado à problematização, tornou-se produtivo. Parabéns!
(5) [C3] Lacuna argumentativa. Por que se torna um problema institucional? Desdobre essa ideia.
(6) [C1] Desvio de gramática: uso incorreto da vírgula.
(7) [C1] Desvio de gramática: uso incorreto da vírgula.

Primeiramente, evidencia-se que, a que a (1) carência de uma infraestrutura adequada é uma grande responsável pela complexidade do problema. Uma das filósofas mais importantes da história, a alemã Hannah Arendt, defende que, o que o (2) espaço público seja preservado, as preservado e que as (3) condições da prática da liberdade e da manutenção da cidadania sejam asseguradas (4). Ou seja, sem uma estrutura pública adequada, o cidadão é prejudicado. Esse panorama está presente de maneira decisiva no que tange a à (5) garantia de acesso à cidadania, uma vez que a ausência de investimento do governo (6) ao no (7) acesso á à (8) cidadania acaba por dificultar dificulta a resolução do problema (9). (10)

(1) [C1] Desvio de gramática: uso incorreto da vírgula.
(2) [C1] Desvio de gramática: uso incorreto da vírgula.
(3) [C1] Falha na estrutura sintática: ausência de elementos sintáticos; [C4] Falta de articulação entre as partes do período.
(4) [C3] Lacuna argumentativa. Quais condições são essas? O que é a "prática da liberdade"? Desdobre essas ideias.
(5) [C1] Desvio de gramática: regência nominal. A crase ocorre quando há a junção da preposição "a" com o artigo feminino "a".
[...] no que tange a algo
algo = a garantia de acesso à cidadania
[...] no que tange a + a garantia de acesso à cidadania
[...] no que tange à garantia de acesso à cidadania
Entenda a lógica da crase: entenda-a-logica-da-crase-c1-t28989.html
(6) [C3] Lacuna argumentativa. O que te levou a concluir que há uma ausência de investimento do governo? Desdobre essa ideia.
(7) [C1] Desvio de gramática: regência nominal. A palavra "investimento" não aceita a preposição "a". Nesse caso, a preposição correta seria "em".
(8) [C1] Desvio desconsiderado por se tratar, provavelmente, de um erro de digitação. No entanto, vale ressaltar que "á", com acento agudo, não existe. O correto, nesse caso, seria "à" com crase.
(9) [C2] O repertório é legitimado, pertinente e, por ter sido articulado à argumentação, tornou-se produtivo. Parabéns!
(10) [C3] É recomendável escrever uma frase de fechamento que conclua o raciocínio do parágrafo.

Além disso, outro obstáculo encontrado é, a é a (1) escassez de informações por grande parte dos brasileiros. Nesse sentido (2), o Filósofo filósofo (3) polonês Arthur Schopenhauer faz a seguinte análise, os análise: "Os (4) limites do campo de visão de uma pessoa determinam seu entendimento a respeito do mundo mundo" (5). Essa análise, justifica análise justifica (6) (7) outra causa do empecilho: se as pessoas não possuem acesso a informação séria sobre sua função na sociedade, sua visão se torna limitada (8). Ademais, um indivíduo que não possui conhecimento sobre sua função na sociedade não exerce seus direitos nem cumpre seus deveres com seriedade (9). (10)

(1) [C1] Desvio de gramática: uso incorreto da vírgula.
(2) [C4] Evite repetir conectivos.
(3) [C1] Desvio de convenções de escrita: maiúsculas/minúsculas. A palavra "filósofo", por ser um substantivo comum, deve ser escrita com inicial minúscula.
(4) [C1] Desvio de gramática: pontuação.
(5) [C1] Desvio de gramática: pontuação. Citações diretas devem ser escritas entre aspas.
(6) [C4] Evite repetições próximas. A palavra "análise" poderia ser substituída por "perspectiva".
(7) [C1] Desvio de gramática: uso incorreto da vírgula.
(8) [C2] O repertório é legitimado, pertinente e, por ter sido articulado à argumentação, tornou-se produtivo. Parabéns!
(9) [C3] Lacuna argumentativa. Por que a falta de conhecimento prejudica o exercício de direitos e o cumprimento de deveres? Desdobre essa ideia.
(10) [C3] É recomendável escrever uma frase de fechamento que conclua o raciocínio do parágrafo.

Logo, medidas estratégicas devem ser tomadas para mudar este esse (1) cenário. Portanto, faz-se necessário, que necessário que (2) os governos estaduais, em conjunto com as prefeituras, (3) municipais passem a centralizar o investimento em infraestrutura para questões, como questões como (4) o acesso aos principais documentos. Havendo este esse maior direcionamento de verba, a infraestrutura do espaço público pode poderá ser melhorada e, consequentemente a qualidade de vida dos cidadãos (5), que passarão a usufruir de seus direitos e cumprir seus deveres. A partir dessa dessas (6) ações, espera-se promover a construção de uma nação melhor e mais justa (7). (8)

(1) [C1] O ENEM não penaliza o uso incorreto de pronomes demonstrativos, mas lembre-se: o pronome "esse" retoma algo que foi dito anteriormente, enquanto o "este" antecipa algo que ainda será dito. Por exemplo:
"Eu comi pizza. Essa é a minha comida favorita" => o "essa" retoma "pizza"
"Esta é minha comida favorita: pizza" => o "esta" antecipa "pizza"
(2) [C1] Desvio de gramática: uso incorreto da vírgula.
(3) [C1] Desvio de gramática: ausência de vírgulas. O trecho "em conjunto com as prefeituras municipais" deve ser isolado com vírgulas.
(4) [C1] Desvio de gramática: uso incorreto da vírgula. O "como" pode ou não ser precedido por vírgula a depender do sentido da frase.
O Estado deve direcionar investimentos a certas áreas, como a saúde e a educação => A exemplificação introduzida pelo "como" é uma explicação acessória. Mesmo sem ela, a palavra "áreas" teria sentido completo.
O Estado deve direcionar investimentos a áreas como a saúde e a educação => A exemplificação introduzida pelo "como" é uma especificação essencial à compreensão da ideia. Sem ela, a palavra "áreas" teria sentido incompleto.
(5) [C1] Falha na estrutura sintática: ausência de elemento sintático. É preciso que um verbo complete o sentido do sujeito "a qualidade de vida dos cidadãos". Aparentemente, houve uma tentativa de retomar a locução verbal "poderá ser melhorada", mas, devido à estrutura sintática da frase, isso não é possível.
(6) [C1] Desvio desconsiderado por se tratar, provavelmente, de um erro de digitação. No entanto, vale ressaltar que, nesse caso, o pronome demonstrativo "desses" deve concordar com "ações" no plural.
(7) [C3] É aconselhável que retome um repertório - preferencialmente o da introdução - seja retomado aqui, pois isso contribui para que o projeto de texto seja considerado estratégico.
(8) [C5] A proposta de intervenção contém quatro dos cinco elementos necessários: ação, agente, efeito e detalhamento por efeito do efeito. Não há meio. Para evidenciar esse elemento, utilize expressões como "por meio de", "por intermédio de" e "mediante".


NOTAS

C1 – 120. Há alguns desvios de gramática, relacionados sobretudo ao uso da vírgula, poucos desvios de convenções de escrita e poucas falhas na estrutura sintática.
Vírgula e outros sinais de pontuação: virgula-e-outros-sinais-de-pontuacao-c1-t15059.html
C2 – 200. Há três repertórios legitimados, pertinentes e, de acordo com os critérios do ENEM, produtivos. Parabéns!
C3 – 120. Há algumas falhas no projeto de texto e no desenvolvimento das ideias.
C4 – 200. Há dois operadores argumentativos entre parágrafos e presença expressiva de elementos coesivos ao longo de todo o texto. Há, também, deslizes que merecem atenção, mas não justificam - creio eu - uma redução da pontuação. Parabéns!
C5 – 160. Proposta com quatros dos cinco elementos necessários. Faltou o meio.

Total – 800

Muito boa nota! Meus parabéns! Conte comigo para ir ainda mais longe ;)

Passo a passo para a redação nota 1000 (criado pelo Francis): re-videoaula-passo-a-passo-para-a-redac ... t1952.html
Playlist do rumo ao 1000 no YouTube (criada pelo Rodrigo): clique aqui


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