No Brasil ,boa parte da população vivem em situações precárias sem possuírem recursos necessários, mesmo tendo pessoas no governo que estejam representando elas em prol de ajuda-las. Isso é visível através de pesquisas feitas no G1 onde várias regiões do Brasil não possuem saneamento básico ficando dias sem água. Com isso, apesar da democracia a desigualdade continua escancarada pela falta de recursos básicos que boa parte da população carece.
Além disso, a população vive apenas com o mínimo, o salário mínimo que é oferecido, não ajuda a atender todas as despesas tendo que viver apenas com o pouco. Estudos recentes feitos no jornal o Globo, mostram que a renda mínima para uma família é de 4 560,09, que é 3 vezes o salário mínimo oferecido. Com isso, apesar de vivemos em uma democracia a desigualdade social impede que boa parte da população, tenha uma qualidade boa de vida.
Por tanto, para que a desigualdade social, não seja uma ameaça a democracia, deve o Governo Federal, criar medidas sociais, seja através de leis, para as pessoas que estão nessas situações, possam viver com uma qualidade de vida melhor, e com isso ocorra uma diminuição da desigualdade e todos possam ter seus direitos respeitados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.