Em primeira análise, convém enfatizar que o difícil acesso a escola está entre as principais causas dos problemas no sistema educacional brasileiro. Sob essa ótica, de acordo com o IBGE, quase um milhão de crianças não tiveram acesso a educação nos últimos anos. Consoante a isso, o índice de analfabetismo só vem aumentando com o decorrer do tempo, e um reflexo disso foi a pandemia da covid -19, onde várias crianças não tinham acesso a educação por a ausência de tecnologia. Dessa forma, é inaceitável que em pleno século XXI, haja tantas pessoas sem a garantia desse direito.
Além disso, é notório a insuficiência legislativa como mais um dos fatores que agravam esse impasse. Nesse contexto, segundo o artigo de n° 6 da Constituição Federal de 1988, a saúde, a educação e a qualidade da vida é um direito de todo cidadão. Sob esse viés, é coerente afirmar que o direito a educação não é levada tão a sério por as autoridades governamentais, sendo mais retratada de forma teórica.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham amenizar muitos problemas que são enfrentados por a sociedade brasileira. Dessa maneira, cabe ao órgão legislativo investir em palestras, mídias sociais, bibliotecas, programas de governo com a educação a distância, a fim de garantir o acesso ao direito da educação. Somente assim, poderá diminuir o acesso as instituições educacionais em nosso país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.