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Por Isabela05
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#90768
No filme "O menino que descobriu o vento", o personagem principal vive em um cenário precário, de fome, onde havia uma única escola particular, por essa razão a maioria das crianças do vilarejo não tinham acesso ao ambiente escolar. De maneira análoga a isso "o sistema educacional brasileiro: problemas a serem enfrentados". Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: o difícil acesso geográfico e a insuficiência legislativa.
Em primeira análise, convém enfatizar que o difícil acesso a escola está entre as principais causas dos problemas no sistema educacional brasileiro. Sob essa ótica, de acordo com o IBGE, quase um milhão de crianças não tiveram acesso a educação nos últimos anos. Consoante a isso, o índice de analfabetismo só vem aumentando com o decorrer do tempo, e um reflexo disso foi a pandemia da covid -19, onde várias crianças não tinham acesso a educação por a ausência de tecnologia. Dessa forma, é inaceitável que em pleno século XXI, haja tantas pessoas sem a garantia desse direito.
Além disso, é notório a insuficiência legislativa como mais um dos fatores que agravam esse impasse. Nesse contexto, segundo o artigo de n° 6 da Constituição Federal de 1988, a saúde, a educação e a qualidade da vida é um direito de todo cidadão. Sob esse viés, é coerente afirmar que o direito a educação não é levada tão a sério por as autoridades governamentais, sendo mais retratada de forma teórica.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham amenizar muitos problemas que são enfrentados por a sociedade brasileira. Dessa maneira, cabe ao órgão legislativo investir em palestras, mídias sociais, bibliotecas, programas de governo com a educação a distância, a fim de garantir o acesso ao direito da educação. Somente assim, poderá diminuir o acesso as instituições educacionais em nosso país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Isabela0272
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#90778
Oi @Isabela05 , eu que pontuei! Não sou profissional nisso, mas tentei :D perdão se eu estiver errada em algum ponto!

Vi alguns erros de concordância de gênero e de número, como por exemplo aqui:
Sob esse viés, é coerente afirmar que o direito a educação não é levada tão a sério por as autoridades governamentais
Se entendi a frase corretamente, o certo deveria ser "levado", pois deve concordar com "direito", que é masculino.
Mesmo assim, queria ter dado 180 na C1, mas o aplicativo só me permitiu selecionar 160 ou 200 :|

Achei que o desenvolvimento I ficou um pouco desconectado do que foi apresentado na introdução (difícil acesso geográfico), pois você não falou da questão geográfica, mas sim do difícil acesso por conta da falta de tecnologia.

O segundo parágrafo do desenvolvimento ficou um pouco curto e meio incompleto, na minha opinião.

Não entendi a última linha do seu texto:
Somente assim, poderá diminuir o acesso as instituições educacionais em nosso país.
Diminuir por que?
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Por Isabela05
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#90819
Sobre a última linha, eu esqueci de escrever a palavra difícil , que no caso seria " Somente assim, poderá diminuir o acesso as instituições educacionais em nosso país."
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