Na sociedade não há muito envolvimento social , elas não transmitem suas opiniões , apenas aceita o que é imposto.É visível no Brasil onde pesquisas feitas no Jornal Estadão mostram , que mais de 85,07% da população ao serem perguntadas sobre as reformas sociais feitas pelo governo , responderam que não aprovarem e que estavam acostumadas. Com isso é visível que apesar, de terem opinião contrárias não envolvem socialmente buscando mudanças.
A sociedade brasileira se encontra alienada em relação aquilo que é proposto a elas, aceitando sem ao menos buscar enteder se algo é bom ou não ou como influenciará a vida delas . No período das ,Idade Média, foi através da insatisfação das pessoas pela forma de governo comandado pela igreja que fez acontecer reformas e ocorrer o Renascentismo. Com isso , para que haja mudança deve haver, engajamento por parte das pessoas a respeito do que está acontecendo socialmente, porque sem isso, as mudanças se dificultam a acontecer.
Por isso, deve ser feito, através das mídias sociais, publicações ou reportagens que informem o público sobre o que esta acontecendo no Brasil, assim elas podem começar a pensar e opinar sobre o que vem acontecendo , e apresentar suas opiniões, assim as pessoas se tornam mais envolvidas socialmente impondo mais suas opiniões, sem aceitar apenas o que é imposto a elas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.