A certidão de nascimento é o documento essencial na vida das pessoas, onde é ela que certifica que você existe lá no estado e para a sociedade. Todas as pessoas deveriam ter acesso a essas documentações, infelizmente vivemos em um país onde nem todos têm os recursos possíveis para adquirir a documentação.
Bom, desde do ano de 1997, foi aprovado a lei que dizia que, obrigatoriamente a retirada de certidão era gratuito. Só que mesmo sendo gratuito, muitas pessoas ainda não têm acesso a sua certidão. Percebemos, que não é só a falta de dinheiro que leva o cidadão a não ter acesso a essa documentação, mais também falta de conhecimento, de saber como que se tira e prejudicando a vida social do indivíduo.
Todos os brasileiros devem saber que todos as pessoas são cidadãos, não importa a cor, a raça, a classe social da pessoa. Todos os seres devemos enxergar como cidadãos. Vivemos em um país onde nós devemos lutar a favor dos nossos direitos, onde poderia existir oportunidade de educação a todos e todas ter direitos iguais. Infelizmente todos os dias das nossas vida devemos conviver com a miséria do povo brasileiro, onde nem todos têm direitos ou acessos à qualquer tipo de situação. Observamos, que em pleno século XXI, ainda a um grande número de invisibilidade nos grupos sociais, devemos acabar com a exclusão de milhares de pessoas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. A redação, neste nível, é elaborada com estruturas linguísticas rudimentares, que, embora se configure minimamente como um texto, apresenta graves problemas de pontuação, de grafia e de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta o assunto tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. Com essa pontuação, ou o texto tangencia a temática proposta, isto é, o assunto é mencionado por meio de palavras ou expressões, mas não é desenvolvido, ou se identificam muitas inadequações, com fragmentos de outros tipos textuais que não se configuram como argumentos, sinalizando desconhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 3. O participante apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes ou não apresenta um ponto de vista
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 5. O participante não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.