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Por annacarolfs
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Em todo o Brasil ainda existe exclusão de pessoas pobres, negras. No momento da retirada de documentos essas pessoas são discriminadas, onde na maioria das vezes não tem chances ou até mesmo estão sem dinheiro. A muita injustiça como o povo negro, pobre, onde são insultados, não são respeitados.
A certidão de nascimento é o documento essencial na vida das pessoas, onde é ela que certifica que você existe lá no estado e para a sociedade. Todas as pessoas deveriam ter acesso a essas documentações, infelizmente vivemos em um país onde nem todos têm os recursos possíveis para adquirir a documentação.
Bom, desde do ano de 1997, foi aprovado a lei que dizia que, obrigatoriamente a retirada de certidão era gratuito. Só que mesmo sendo gratuito, muitas pessoas ainda não têm acesso a sua certidão. Percebemos, que não é só a falta de dinheiro que leva o cidadão a não ter acesso a essa documentação, mais também falta de conhecimento, de saber como que se tira e prejudicando a vida social do indivíduo.
Todos os brasileiros devem saber que todos as pessoas são cidadãos, não importa a cor, a raça, a classe social da pessoa. Todos os seres devemos enxergar como cidadãos. Vivemos em um país onde nós devemos lutar a favor dos nossos direitos, onde poderia existir oportunidade de educação a todos e todas ter direitos iguais. Infelizmente todos os dias das nossas vida devemos conviver com a miséria do povo brasileiro, onde nem todos têm direitos ou acessos à qualquer tipo de situação. Observamos, que em pleno século XXI, ainda a um grande número de invisibilidade nos grupos sociais, devemos acabar com a exclusão de milhares de pessoas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. A redação, neste nível, é elaborada com estruturas linguísticas rudimentares, que, embora se configure minimamente como um texto, apresenta graves problemas de pontuação, de grafia e de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta o assunto tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. Com essa pontuação, ou o texto tangencia a temática proposta, isto é, o assunto é mencionado por meio de palavras ou expressões, mas não é desenvolvido, ou se identificam muitas inadequações, com fragmentos de outros tipos textuais que não se configuram como argumentos, sinalizando desconhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 0

Você não atingiu os critérios definidos na Competência 3. O participante apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes ou não apresenta um ponto de vista

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 0

Você não atingiu os critérios definidos na Competência 5. O participante não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.

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