Segundo a historiografia, em 1888 a Princesa Isabel colocou fim na escravidão no Brasil, sendo o último país nas Américas a realizar isto. Porém, como em outros países, a proibição deste comércio não fora acompanhado de políticas que buscassem restituir a igualdade entre pessoas de diferentes raças, resultando em um sistema de desigualdades que perdura até os dias de hoje, o racismo. Como exemplo da atuação sistemática deste preconceito, destaca-se a violência policial contra corpos racializados.
Como reação ao cenário posto acima, há um histórico de organizações constituídas majoritariamente pela população afrodescendente, que reivindicaram a aplicação efetiva de seus direitos enquanto cidadãos, como exemplo, o Partido dos Panteras Negras nos Estados Unidos, na década de 60. Trazendo este debate a atualidade, destaca-se a eclosão do movimento “Black Lives Matter”, impulsionado pela constante ocorrência de casos de brutalidade policial contra pessoas negras.
Após analisados estes fatos, demonstra-se a urgência na busca pelo fim da desigualdade racial. Convém, portanto, ao Estado implementar medidas que garantam o tratamento igualitário da polícia a diferentes pessoas, através da incorporação de câmeras na farda de seus membros para monitoramento de suas abordagens. Dessa forma, a sociedade dará um passo a caminho da igualdade entre diferentes grupos étnico-raciais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.