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Por Gojiberry
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#90319
[Parágrafo]-Nos centros urbanos não é raro ver o contraste entre a fartura e a miséria, e para mudar esse cenário é aplicada a hostilidade na arquitetura, o intuito não é melhorar as condições de vida, mas sim esconder as desigualdades socioeconômicas da população de forma degradantes. Assim urge debater acerca dessa problemática.
-----Em primeiro lugar, é necessário salientar que a segregação promovida pela desurbanidade desses projetos é uma forma de “varrer” os problemas reais “para debaixo do tapete”. O afastamento dos “sem-teto” é uma estratégia para invisibilizar a real situação, bem como ocorre no processo de gentrificação, que passa pela especulação imobiliária e marginaliza a classe menos favorecidas. Ou seja, deixa as carências longe do alcance dos olhos da classe dominante, que tem a falsa sensação de que não há pendências severas.
-----Outrossim é o fato de que as construções em questão são expressamente contra a constituição por privar o indivíduo de desfrutar o espaço coletivo. O direito de ir e vir, previsto na Carta Magna brasileira, é um dos direitos fundamentais para a dignidade da pessoa humana e está alicerçado no princípio da liberdade. É possível então compreender que todo cidadão tem o direito de ocupar os lugares comuns à sociedade sem grandes desafios; isto significa que: os obstáculos empregados nessas obras são duplamente inconstitucionais ao promover a segregação e corromper o direito de ocupação de vias coletivas.
-----Dessa forma, demonstradas as violações, é de urgência que o Poder Executivo – amparado pelo Legislativo – redirecione o dinheiro, que hoje patrocina a hostilidade na arquitetura, para políticas públicas e ONGs voltadas ao acolhimento de pessoas em situação de rua através de licitações e chamamentos públicos com a finalidade de garantir a dignidade dos brasileiros consonante à constituição. Só assim, os cidadãos poderão usufruir do que lhes pertence.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Felipe082
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#90331
Oi, @Gojiberry, tudo certo? Vou corrigir a sua redação. Qualquer dúvida, fique à vontade para me perguntar.

C1 – 160. Há poucos desvios de gramática e poucas falhas na estrutura sintática.
:!: Cuidado => as aspas não são um salvo-conduto para a utilização de um vocabulário impreciso.
Vermelho = desvios e falhas na estrutura sintática
C2 – 200. Parabéns!
C3 – 120. Há algumas falhas no projeto de texto e no desenvolvimento das ideias.
:arrow: Ao apresentar o tema, utilize todas as palavras-chave da proposta.
:arrow: De preferência, defina "arquitetura hostil". É preciso partir do pressuposto de que o leitor não possui os mesmos conhecimentos que você.
:arrow: Na tese, antecipe os núcleos argumentativos que serão abordados nos parágrafos de desenvolvimento.
:arrow: No D1, a argumentação ficou um pouco confusa. O sentido da primeira frase foi prejudicado pelas escolhas lexicais equivocadas. Além disso, a explicação a respeito do conceito de "gentrificação" ficou rasa e não foi suficientemente articulada à linha de raciocínio.
C4 – 200. Parabéns! Só tome cuidado com a repetição da palavra "direito" no D2.
C5 – 200. Parabéns!

Total – 880

Muito boa nota! Conte comigo para ir ainda mais longe ;)

Passo a passo para a redação nota 1000 (criado pelo Francis): re-videoaula-passo-a-passo-para-a-redac ... t1952.html
Playlist do rumo ao 1000 no YouTube (criada pelo Rodrigo): clique aqui


SUA AJUDA É MAIS IMPORTANTE DO QUE VOCÊ IMAGINA

Já pensou em doar para o projeto? Se puder, clique aqui: donation/index.html

Ei, que tal agora corrigir os textos de outras pessoas? Continue este ciclo!
Você pode consultar a tabela oficial dos corretores do ENEM no link abaixo:
apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
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Por Gojiberry
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#90333
@Felipe082,
:D Obrigada, vou revisar tudo certinho, e bom, pontuação sempre foi um problema pra mim na verdade, preciso estudar com aprofundamento
:D A dica das aspas é de grande ajuda <3,
:D vou tentar dar mais definições da próxima vez sim,
:D A dica das palavras-chave da também foi de grande valia
:D Já quanto à estrutura vou voltar à minha antiga estratégia de fazer o Desenvolvimento primeiro e depois formular a Intro

OBRIGAAAADA MESMO, Pretendo contribuir muito aqui na plataforma ainda pode deixar
Incrível a iniciativa <3
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Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#90334
Imagina! Fico feliz por ajudar e mais feliz ainda por saber que você pretende contribuir para o projeto! :D

:arrow: Só uma ressalva em relação às palavras-chave: ao citá-las na introdução, tente fazê-lo de forma natural, sem reproduzir integralmente a frase temática. Digo isso porque já li muitos textos em que parece que o estudante está "respondendo" à proposta, o que não é apropriado.

:arrow: Para te ajudar na questão da pontuação, posso te mandar um áudio via WhatsApp explicando por que coloquei ou retirei cada vírgula nessa correção. Meu celular é (11) 99621-2245. Se quiser um auxílio, pode me chamar lá ;)
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