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Por WolfGamer007
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Um acelerado crescimento econômico para uma baixa socioambiental

Crescimento econômico. Lucro. Isso é o que nós brasileiros pensamos quando o assunto é o agronegócio. Por vivermos em um país privilegiado por fatores ambientais, como o clima tropical, a grande extensão territorial e o forte potencial hídrico, temos a esfera do cultivo de alimentos e da criação de gado como a principal fonte econômica brasileira. Isso justifica a classificação do país como o quarto maior produtor de grãos e o maior exportador de carne bovina do mundo, segundo dados da Embrapa, publicados em junho de 2021.
Contudo, apesar de toda essa produtividade e lucro trazidos pela agropecuária, tal atividade apresenta aspectos negativos voltados para o meio ambiente. O uso de agrotóxicos, a prática do desmatamento, o esgotamento de mananciais devido ao cultivo e a geração de resíduos são exemplos de consequências do agronegócio que trazem danos aos vários ecossistemas presentes na natureza. A partir disso, outros estragos são causados, como a contaminação do solo, ar e água, a perda da biodiversidade e o surgimento de crises hídricas, além de várias regiões se tornarem improdutivas.
Assim, essa degradação ambiental está afetando gravemente a humanidade. Esferas da saúde, economia e até mesmo nossa existência está em risco devido à falta de desenvolvimento sustentável. Problemas como o aquecimento global, a propagação de doenças e o aumento da inflação e de crises financeiras têm sido provocados. Por isso, nós brasileiros, nação reconhecida como potência agrícola e portadora do território mais rico em biodiversidade do mundo, devemos agir e buscar pela preservação do ambiente frente ao grande desenvolvimento econômico e consequentemente prejudicial.
Portanto, é preciso averiguar uma série de soluções que se encontram em falta na agropecuária: uma legislação mais rígida, o aumento de parques e reservas ambientais, um destino próprio para os resíduos, atenção a técnicas que trazem mais danos, como o uso de agrotóxicos, que poderia ser substituído por outras estratégias contra as pragas, como o adestramento de animais predadores, entre outros. Com isso, poderia ser realizada através de campanhas uma conscientização da população sobre a necessidade da preservação da natureza na esfera da agricultura. Para isso, haveria o incentivo a agricultura familiar e às chamadas "hortas urbanas", induzindo as pessoas a terem experiências com essa atividade. Assim, todos teriam conhecimento correto de técnicas sustentáveis e ao, mesmo tempo contribuiriam para a própria subsistência, não dependendo apenas do mercado para a obtenção de alimentos. Desse modo, os ecossistemas naturais seriam preservados e a humanidade teria seus riscos de saúde e extinção minimizados.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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