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Por annalopes
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O agronegócio no Brasil vem crescendo gradativamente e, com isso, o ambiente também é prejudicado. Os impactos podem repercutir na biodiversidade local, na qualidade do ar e solo, além da disponibilidade hídrica e a saúde pública.

Apesar de possuir um papel fundamental na economia do país, o agronegócio dispõe de diversos processos nocivos ao meio ambiente, sendo alguns deles: o uso de agrotóxicos, fertilizantes e antibióticos que resultam na contaminação do ar, água e solo. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a expansão do agronegócio é responsável por, aproximadamente, 70% do desmatamento na América Latina, tal como a superexploração de recursos naturais. Estes dados correspondem a uma abundante parte da nossa fauna e flora local, que está aos poucos sendo extinta graças às práticas citadas.

Conforme diz a teoria Malthusiana, criada pelo filósofo britânico Thomas Robert Malthus, o crescimento populacional progride geometricamente, enquanto a produção alimentícia tem seu progresso de forma aritmética. Efetivamente, com o crescimento da demanda de alimentos, os produtores buscam novas formas de aumentar sua produção, a fim de atender às necessidades da população. Dessa forma, o agronegócio recorre ao uso de produtos prejudiciais tanto ao meio ambiente, quanto à saúde pública. Ademais, a expansão da agricultura requer a amplificação de terras, o que põe em risco territórios indígenas e áreas florestais.

Em virtude dos fatos mencionados, podemos concluir que o ser humano está longe de solucionar os graves problemas causados pelas ciências agrárias. Seria necessário que o governo agisse no reforço das leis de proteção e fiscalização das terras indígenas, de modo que não sejam mais invadidas e destruídas em prol da agronomia. Além disso, a criação de fertilizantes e pesticidas que sejam biodegradáveis e inofensivos à saúde.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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