Nessa lógica, é necessário, de início, discorrer acerca da omissão acadêmica. A esse respeito, em sua música “Estudo Errado”, o “rapper” Gabriel Contino afirmou que, ao não desenvolver a criticidade estudantil, o método de ensino brasileiro é, às vezes, falho. Essa crítica do cantor é, de fato, confirmativa, dado que, por possuírem um sistema técnico-científico, muitos colégios secundarizam, nas aulas, o senso crítico dos discentes quanto à importância de bases fundamentais para a sua formação socioeducativa, tais como o desenvolvimento do respeito e da empatia aos diferentes. Como consequência disso, vários sujeitos, vítimas de uma falha pedagógica, são formados com uma ótica preconceituosa, o que fomenta a marginalização dos enfermos crônicos e, consequentemente, coloca-os à margem da sociedade. Por fim, é ilógico que, sendo responsáveis pelo aperfeiçoamento moral da população, as instituições de ensino sejam negligentes no que tange à adversidade.
Tem-se, além disso, a displicência estatal como outra fomentadora do empecilho. Segundo a obra “O Cidadão de Papel”, do jornalista Gilberto Dimenstein, as normas presentes em documentos nacionais nem sempre são efetivadas. Sob esse raciocínio, por mais que a Constituição Federal de 1988 assegure, em seu artigo 196º, o direito à saúde, o contraditório Estado não adota ações que seriam capazes de, substancialmente, mitigar a marginalização dos enfermos crônicos, como investir na criação de campanhas publicitárias que instruam a população sobre a necessidade de impedir o avanço dessa nefasta exclusão e de centros de atendimento que objetivem dar assistência às pessoas que sofrem de doenças crônicas. É indubitável, desse modo, que a administração pública não faz valer a premissa constitucional associada à saúde e, a partir disso, colabora, mesmo que indiretamente, para o agravamento do contratempo.
É primordial, diante desses aspectos, que haja uma intervenção. Com o intuito de combater a marginalização dos enfermos crônicos, o Ministério da Educação deve criar, nas escolas, o projeto “Eddie e a População Brasileira: Duas Vertentes Similares”. Essa proposta – que irá se solidificar por meio de uma alteração na Base Nacional Comum Curricular, a qual irá introduzir uma disciplina relacionada à essencialidade da amabilidade – contará com momentos formativos sobre a importância de se respeitar os enfermos crônicos, sendo complementada, também, com rodas de debate, palestras e seminários. Em acréscimo, a máquina estatal deve, mediante maiores investimentos na área da saúde, combater o processo de marginalização dos enfermos crônicos. Com essas medidas, espera-se que, diferentemente do enredo visto em “O Homem de Giz”, o Brasil se torne um país mais afável.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 198
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.