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Por juliaaml
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De acordo com o art. 5 da Constituição Federal do Brasil, todas as pessoas têm direito à privacidade. Qualquer usuário que decide, por vontade própria, publicar algo sobre sua vida pessoal na internet, precisa ter em mente que esses dados agora estão disponíveis para o mundo inteiro.

A tecnologia é uma grande aliada quando o assunto é guardar e organizar dados, mas não se deixe enganar totalmente! Ela também pode usar essas mesmas informações para beneficiar a si mesma, com exposição constante e rastreamento de todas as nossas experiências. Levando isso em consideração, é inadmissível que tenhamos leis garantindo nossa privacidade e, em contrapartida, empresas — como a Google ou o Facebook — que não a respeitam.

O que leva um indivíduo a postar informações pessoais é sua vaidade e carência. Sendo assim, é inegável que parte da culpa do acesso a essas informações particulares é do usuário, que escolheu, tendo conhecimento das possíveis consequências, compartilhá-las ao público. Contudo, de forma alguma isso justifica a explanação de dados sigilosos sem o consentimento de seus respectivos donos, como aconteceu em 2018, quando a Cambridge Analytica utilizou, de maneira indevida, os dados de mais de 87 milhões de usuários do Facebook para benefício próprio.

Mesmo quando a internet não é a principal responsável pelo compartilhamento de informações pessoais, acaba se tornando cúmplice, facilitadora. Foi o caso de "Fran", que teve seus vídeos e fotos em momentos íntimos explanados pelo próprio namorado através das redes sociais. O ocorrido fora caracterizado como delito graças a Lei Maria da Penha, podendo resultar em uma pena de três meses a um ano de detenção.

Devido ao pouco investimento federal em pesquisas de desenvolvimento, a nossa segurança é precária, sendo que apenas 1,6% do PIB brasileiro é investido nessa área. Devemos ser alfabetizados tecnologicamente, bem como ter a liberdade de aproveitar os benefícios da internet sem medo das possíveis sequelas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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