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Por Isabela0272
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A Constituição Federal de 1988 -documento de autoridade máxima no país- determina a prática do racismo como crime. No entanto, é notório o descaso com essa lei, já que a discriminação racial ainda nos dias de hoje é um problema na sociedade e que não emite sinais de estar sendo combatido efetivamente. Nessa perspectiva, podem ser apontados como responsáveis pela persistência do racismo no Brasil a passividade da sociedade quanto à situações de preconceito e a indiferença do governo.

Em primeiro plano, é possível acusar a sociedade brasileira como uma das responsáveis pelo atraso na erradicação do racismo, já que uma grande parcela da população não costuma revidar ou protestar contra situações racistas, ou ao menos não por si mesma, necessitando ser influenciada por povos externos para tal. Prova disso recai no assassinato do afro- americano George Floyd em 2020, que gerou grande indignação na internet brasileira e que, apesar de justificada, demonstra o "complexo de vira-lata" presente na sociedade do país, a qual só confere importância quando o ato ocorre no exterior e ignora casos locais. Assim, casos de racismo que acontecem dentro do país são ignorados e, até mesmo, normalizados.

Ademais, a irresponsabilidade dos governantes do país pode ser culpada de colaborar com a existência do problema em pauta visto que ignore encobre protestos contra racismo mesmo insuficientes vezes em que ocorrem. Adicionalmente, pode-se dizer que parte da culpa está na sociedade novamente. Segundo o filósofo francês Joseph de Maistre, "cada povo tem o governo que merece", ou seja, as ações e ideais de um governo são um reflexo das de seu povo e, como o corpo social não vê a importância de lutar contra a discriminação racial, elege governadores que partilham das mesmas ideias e são indiferentes perante o racismo. Por consequência, o preconceito racial segue sem ser combatido.

Portanto, é de suma importância intervir sobre o problema. É dever do Governo Federal tratar as denúncias de racismo do povo com seriedade, implantando leis e medidas que atendem à demanda da população. Além disso necessita, através do poder judiciário, punir devidamente aqueles que cometem crimes de injúria racial. Também é necessária a participação mais frequente da sociedade em protestos e revoltas contra essas situações, a fim de demonstrar ao estado sua insatisfação com elas. Desse modo, esse empecilho tão persistente finalmente será extinto da sociedade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 133

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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