Nesse contexto, deve atentar-se ao crescimento das áreas desmatadas para fins da atividade pecuária, impulsionada pelo problema do consumismo no Brasil. Quanto mais se consome, mais se produz e conforme uma pesquisa realizada pelo Intenção de Consumo das Famílias, ICF, o nível de consumo chegou a 70,2 pontos no país, o que evidencia uma prática inconsciente da população, e assim, estimulando o crescimento em massa do agronegócio. Ainda nesse viés, a extração dos recursos naturais para a comercialização no território, acontece desde a colonização dos portugueses, a exemplo de sua consequência encontra-se a Mata Atlântica, cuja exploração resultou na extinção de diversas espécies de animais e de quase toda a sua vegetação.
Vale ressaltar que o sobrepastoreio, prática de pastorear animais de forma intensiva acima da capacidade da vegetação, é uma ação a qual provoca o agravamento da desertificação na região semiárida brasileira. Sobretudo na caatinga, chegando a atingir um grande aumento na sua temperatura, visto que o uso da mecanização nestes campos degrada o solo ao ponto dele se tornar infértil para o cultivo, e assim destruindo a restinga que servia para atenuar esta condição. Além disso, é preciso lembrar a respeito dos impactos ambientais no clima, pois a emissão de gases poluentes na atmosfera gera a aceleração do aquecimento global, tendo como um dos grandes fatores para isso a agropecuária com 12% da emissão, segundo a Organização para a Alimentação e Agricultura da ONU.
Portanto, para diminuir os impactos ambientais causados por essa atividade é preciso que o Governo Federal, delimite as áreas onde possam ser usadas para este fim. Esta ação ocorrerá por meio do Ministério do Meio Ambiente, órgão responsável pela política nacional do meio ambiente, multando, ou até confiscando a licenciatura do agricultor que infligir o limite de terras. Deste modo, o Brasil contribuirá para atenuar o desmatamento.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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