Avatar do usuário
Por Dudahoff
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#89515
No ano de 2014, o zagueiro Paulão sofreu atentados racistas em um jogo entre o time Internacional e o seu rival, o Grêmio. Na partida, os torcedores gremistas imitaram macacos para ridicularizar o jogador. Essa atitude ainda é frequente na comunidade verde e amarela, propagando o preconceito racial no futebol brasileiro. Logo, espera-se que as devidas punições sejam aplicadas, o que não ocorre na maioria dos casos, agravando o crescimento desses feitos e dando mais abertura para condutas racistas no esporte.

A priori, observa-se “avanço” contra a injúria racial no futebol, uma vez que o Código Brasileiro de Justiça Desportiva prevê penas duras para a prática criminosa. Contudo, esse avance é teórico, porque na realidade as penalidades não são executadas em diversas ocasiões, dando livre arbítrio para indivíduos continuarem sua humilhação com o próximo. Sob esse viés, é plausível citar o caso do árbitro Márcio Chagas da Silva que foi alvo de insultos raciais durante uma partida de futebol. Além disso, os afrontadores vandalizaram seu carro e colocaram bananas em volta. Com isso, Chagas denunciou os feitos, porém uma atitude demorou a ser tomada e, quando ocorreu, houve somente o rebaixamento do clube à segunda divisão, sem repreender de forma direta os vândalos. Deste modo, necessita-se de efetividade na aplicação da lei, corrigindo o todo.

Igualmente, a falta de repreensão agrava os casos, haja vista que os cidadãos acreditam que suas ações não são desrespeitosas. Nesse contexto, Marcelo Carvalho, diretor do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, apresenta dados que constam que no estado do Rio Grande do Sul houve um aumento em 50% de episódios preconceituosos na definida atividade. Isso porque o preconceito que vinga na sociedade e é oculto no convívio social ganha espaço em multidões, já que as pessoas se sentem protegidas pela coletividade e pelo anonimato. Porém, mesmo se forem detidas não se preocupam com a punição, uma vez que será leve. Desta maneira, as autoridades tem de se posicionar contra atos racistas, realizando forte punição.

Portanto, o Ministério do Esporte deve estar mais a par dos casos de discriminação, visando as leis que já vigoram e as aplicando de maneira efetiva. Outrossim, conscientizações necessitam ser feitas por esse gabinete, com campanhas anti-racistas nas diversas mídias, por meio de profissionais aptos para falar do tema, como psicólogos, especialistas de conduta e fiscalizadores judiciários e legislativos, com a finalidade de problematizar, principalmente no futebol, o preconceito racial e disciplinar a sociedade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
192 Exibições
por adazinha
0 Respostas 
144 Exibições
por Ena
Preconceito racial
por Alunaaaamed    - In: Outros temas
13 Respostas 
636 Exibições
por Alunaaaamed
2 Respostas 
147 Exibições
por EniAlves
2 Respostas 
72 Exibições
por Brenxx
Combates ao racismo no futebol brasileiro
por mari1234    - In: Outros temas
2 Respostas 
270 Exibições
por brunobonetti
0 Respostas 
147 Exibições
por RhayssaS
8 Respostas 
757 Exibições
por sandla
3 Respostas 
459 Exibições
por Yannyfernan
0 Respostas 
103 Exibições
por junin777

Algum de vcs corrige e fala os erros pfvr @EuDav[…]

A emergência da crise climática &eacu[…]

A constituição federal de 1988, docu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM