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Por Lcarol
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A série "Irmandade" da Netflix, aborda a precariedade dos presídios e violação dos Direitos Humanos, resultando em uma terrível rebelião de detentos. Fora da ficção, não é diferente, o sistema carcerário brasileiro carece de visibilidade e assistência. Isso se devencia pelo descaso do poder público, gerando exclusão social e violação de direitos. Logo, é necessário analisar essa problemática.
A princípio, destaca-se que o descaso do governo é o principal fator da precariedade dos presídios, pois além de não investir em políticas públicas nos locais marginalizados, para que os jovens periféricos não façam parte da criminalidade, não garante os direitos básicos aos presos, como acesso à saúde e itens de higiene. Vale ressaltar que a superlotação de celas agrava ainda mais essa invisibilidade. Segundo a Depen, de 2017 para 2018, a população carcerária agravou 2,97% e em 2019 aumento para 3,89%, boa parte dos presos não foram julgados. Diante desse fato, compreende-se que esse problema deve ser solucionado de forma mais organizada pelo poder público.
Por conseguinte, esse fenômeno causa exclusão social e viola não só os Direitos Humanos, mas também os dos presidiários. Uma pesquisa realizada em São Paulo pela Pastoral Carcerária, afirma que 45% dos detentos em instalações paulistas já sofreram violência física por parte dos profissionais dessas detenções, o que fere a Lei n° 7.210 visa que governo estatal deve garantir assistência aos presos. Ademais outra cláusula que a gestão não assegura aos presidiários mesmo prevista na lei, é de exercer atividades profissionais compatíveis com execução da pena, o que poderia facilitar a reintregação do detento na sociedade. Por isso, essa invisibilidade por parte do governo é inadmissível.
Portanto, observam-se, em nosso tecido social, o descaso do sistema carcerário. Nesse sentido, o Governo Federal deve distribuir itens de higiene pessoal, garantir acesso à saúde e proporcionar atividades e trabalhos aos detentos, através dos impostos públicos, para que seja possível garantir pelo menos parte de seus direitos e que possam ingressar na sociedade. Espera-se que com essa medida não ocorra o mesmo da série "Irmandade".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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