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Por Livia987654
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A série "A vingança das Juanas", original Netflix, conta a vida de cinco irmãs que estão à procura do seu pai. Uma das irmãs, que é mortiça, faz documentos falsos, entre eles a certidão de nascimento, para pessoas em situação de risco. A dificuldade em possuir um documento na produção audiovisual se assemelha a situação atual brasileira, onde o registro civil e a garantia a cidadania parece ser um privilégio. Portanto, devido a problemática, podemos identificar a ineficiência estatal e o preconceito. Dessa forma, medidas devem ser tomadas para a reversão do quadro.
Primeiramente, segundo dados do IBGE, aproximadamente três milhões de pessoas vivem sem possuir seu registro de nascimento, mesmo esse sendo gratuito e assegurado por lei. Tais dados apresentam a ineficiência estatal em garantir direitos à população.
Ademais, na coletânea de livros do autor francês Maurice Leblanque, chamados "Arséne Lupin", é apresentado a facilidade do personagem principal, um ladrão, em conseguir o que deseja, como documentos, visto que é bem apresentado e possuidor de uma boa renda. Esse privilégio também é visto no país, levando em conta que a maioria dos invisibilizados, sem registro civil, são pessoas negras e de classes sociais menos favorecidas. O que evidencia o preconceito na nação verde amarela.
Fatos apresentados, seria de grande deleite que o Ministério da Justiça fizesse a procura das pessoas sem registro civil, a fim de regularizar seus documentos pessoais. Além disso, também se faz necessário, pela Secretaria de Educação e Cultura, a realização de cursos e palestras com a finalidade de reduzir o preconceito conta determinadas populações. Com isso o problema de invisibilidade seria resolvido e a população poderia gozar de ter seus direitos assegurados.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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