Em primeira análise, evidencia-se o descaso da sociedade. Sob essa ótica o dano na Amazônia aumentou cerca de 48,31%. Dessa forma, com o decorrer do tempo os efeitos da extensão do desmatamento ficam mais visíveis, se tornando uma grande ameaça para a sociedade. Nesse sentido como disse o ex-presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt, afirmou que a nação que destrói seu território está destruindo a si mesma, ou seja a sociedade não tem noção dos efeitos futuros do desmatamento e acaba prejudicando o seu próprio território.
Além disso, é notório a negligência do governo com a falta de leis mais sólidas voltada para a diminuição do desmatamento. Os efeitos da extensão já são bastante visíveis em atividades econômicas é no agravamento do aquecimento global. Consoante a isso, é necessário á preocupação do governo com a floresta amazônica é ressaltar para a população as consequências que podem a vim a decorrer, enfatizando principalmente no desmatamento é nos efeitos decorrente a ele no Brasil contemporâneo.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham conter os efeitos da extensão do desmatamento na Amazônia. Dessa maneira, cabe a população e o governo Ministério do Meio Ambiente, fazer a ampliação das leis e criar medidas para conscientizar a sociedade, por meio de fiscalização das leis em vigor e elaboração de campanhas, a fim de que ocorra a diminuição dos efeitos do desmatamento. Somente assim a sociedade prestará atenção nos efeitos do desmatamento na Amazônia, e perceber que os recursos do Brasil não são infinitos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.