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Por brunobande
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#88953
Desde o início do século XVII, com a chegada oficial da colonização portuguesa no Brasil, cultiva-se a ideia de que nossos recursos naturais são infinitos. De maneira análoga a isso, os efeitos da extensão do desmatamento no Brasil contemporâneo vem aumentando. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: o descaso da sociedade com a floresta amazônica e a negligência do governo com a falta de leis mais sólidas voltada para a diminuição do desmatamento.
Em primeira análise, evidencia-se o descaso da sociedade. Sob essa ótica o dano na Amazônia aumentou cerca de 48,31%. Dessa forma, com o decorrer do tempo os efeitos da extensão do desmatamento ficam mais visíveis, se tornando uma grande ameaça para a sociedade. Nesse sentido como disse o ex-presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt, afirmou que a nação que destrói seu território está destruindo a si mesma, ou seja a sociedade não tem noção dos efeitos futuros do desmatamento e acaba prejudicando o seu próprio território.
Além disso, é notório a negligência do governo com a falta de leis mais sólidas voltada para a diminuição do desmatamento. Os efeitos da extensão já são bastante visíveis em atividades econômicas é no agravamento do aquecimento global. Consoante a isso, é necessário á preocupação do governo com a floresta amazônica é ressaltar para a população as consequências que podem a vim a decorrer, enfatizando principalmente no desmatamento é nos efeitos decorrente a ele no Brasil contemporâneo.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham conter os efeitos da extensão do desmatamento na Amazônia. Dessa maneira, cabe a população e o governo Ministério do Meio Ambiente, fazer a ampliação das leis e criar medidas para conscientizar a sociedade, por meio de fiscalização das leis em vigor e elaboração de campanhas, a fim de que ocorra a diminuição dos efeitos do desmatamento. Somente assim a sociedade prestará atenção nos efeitos do desmatamento na Amazônia, e perceber que os recursos do Brasil não são infinitos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Felipe082
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#88973
Oi, @brunobande, tudo certo? Vou fazer uma breve correção da sua redação. Qualquer dúvida, fique à vontade para me perguntar.

C1 – 120. Há alguns desvios de gramática.
Exercícios diagnósticos: exercicios-diagnosticos-com-gabarito-de ... 29204.html
C2 – 160. Você trouxe bons repertórios, mas não houve, a meu ver, uso suficientemente produtivo para se atingir a nota máxima.
C3 – 120. Há algumas falhas na argumentação e no projeto de texto.
Projeto de texto: projeto-de-texto-c3-t15094.html
C4 – 160. Boa articulação, com poucas inadequações. O conectivo "consoante a [sic] isso" foi usado de forma equivocada.
C5 – 200. Parabéns!

Total – 760

Boa nota! Conte comigo para ir ainda mais longe ;)

Passo a passo para a redação nota 1000 (criado pelo Francis): re-videoaula-passo-a-passo-para-a-redac ... t1952.html
Playlist do rumo ao 1000 no YouTube (criada pelo Rodrigo): clique aqui


SUA AJUDA É MAIS IMPORTANTE DO QUE VOCÊ IMAGINA

Já pensou em doar para o projeto? Se puder, clique aqui: donation/index.html

Ei, que tal agora corrigir os textos de outras pessoas? Continue este ciclo!
Você pode consultar a tabela oficial dos corretores do ENEM no link abaixo:
apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html
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Por brunobande
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#88990
Oi @Felipe082, muito obrigado pela sua correção, mas eu não achei nenhum desvio de gramática na minha redação
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Por Felipe082
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#88993
Oi, @brunobande. Seguem os desvios que eu encontrei na sua redação.

(comentário)
correção
desvio

Desde o início do século XVII, com a chegada oficial da colonização portuguesa no Brasil, cultiva-se a ideia de que nossos recursos naturais são infinitos. De maneira análoga a isso, os efeitos da extensão do desmatamento no Brasil contemporâneo vem vêm ("vêm" concorda com "efeitos", o que torna necessário o acento circunflexo para sinalizar o plural) aumentando. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: o descaso da sociedade com a floresta amazônica Floresta Amazônica (nomes de biomas são escritos com iniciais maiúsculas) e a negligência do governo com a falta de leis mais sólidas voltada voltadas ("voltadas" concorda com "leis") para a diminuição do desmatamento.
Em primeira análise, evidencia-se o descaso da sociedade. Sob essa ótica o ótica, o (falta de vírgula) dano na Amazônia aumentou cerca de 48,31%. Dessa forma, com o decorrer do tempo os efeitos da extensão do desmatamento ficam mais visíveis, se tornando tornando-se (desvio de colocação pronominal) uma grande ameaça para a sociedade. Nesse sentido como sentido, como (falta de vírgula; o trecho "como disse o ex-presidente dos Estados Unidos" deve ser isolado) disse o ex-presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt, afirmou que (falha na estrutura sintática por excesso de elementos; a expressão "como disse" torna desnecessária a expressão "afirmou que") a nação que destrói seu território está destruindo a si mesma, ou seja a seja, a (falta de vírgula; a locução "ou seja" sempre deve ser isolada) sociedade não tem noção dos efeitos futuros do desmatamento e acaba prejudicando o seu próprio território.
Além disso, é notório notória ("notória" concorda com "negligência") a negligência do governo com a falta de leis mais sólidas voltada voltadas para a diminuição do desmatamento. Os efeitos da extensão já são bastante visíveis em atividades econômicas é e (a conjunção aditiva "e", ao contrário do verbo "é", não deve ser acentuada) no agravamento do aquecimento global. Consoante a a (desvio de regência) isso, é necessário á a (o artigo feminino "a" nunca recebe acento agudo; se houver a junção do artigo feminino "a" com a preposição "a", deve-se utilizar o acento grave devido à ocorrência da crase) preocupação do governo com a floresta amazônica Floresta Amazônica é e ressaltar para a população as consequências que podem a vim vir (desvio de regência e desvio de conjugação verbal) a decorrer, enfatizando principalmente no o (desvio de regência; o verbo "enfatizar" é transitivo direito e, por isso, não aceita a preposição "em") desmatamento é e nos os efeitos decorrente a ele dele (desvio de regência) no Brasil contemporâneo.
Depreende-se, portanto, a adoção a importância da adoção (a palavra "adoção" não completa adequadamente o sentido do verbo "depreender-se") de medidas que venham conter venham a conter (desvio de regência) os efeitos da extensão do desmatamento na Amazônia. Dessa maneira, cabe a à (desvio de regência; o verbo "caber" exige a preposição "a") população e o ao governo Ministério do Meio Ambiente, fazer Ambiente fazer (uso incorreto da vírgula) a ampliação das leis e criar medidas para conscientizar a sociedade, por meio de fiscalização das leis em vigor e elaboração de campanhas, a fim de que ocorra a diminuição dos efeitos do desmatamento. Somente assim a sociedade prestará atenção nos efeitos do desmatamento na Amazônia, e Amazônia (uso incorreto da vírgula) perceber perceberá (desvio de conjugação verbal) que os recursos do Brasil não são infinitos.
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