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Por AnaBR
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Na década de 70, com a intensa industrialização do Brasil, ocorreu um processo de êxodo rural, onde os migrantes se concentravam em centros urbanos em busca de melhores condições de vida, trazendo uma superlotação para as cidades despreparadas. De maneira análoga a isso temos o problema de precarização de Planejamento urbano e do que entendemos como urbanização. Neste prisma, destacam-se duas variáveis primordiais, a precariedade e instabilidade das moradias brasileiras e os processos de gentrificação.

Por analogia, evidencia-se a precariedade de moradia. Sob esta visão, o IBGE aponta que há mais de 5 milhões de famílias em domicílios em situação de instabilidade. Desta forma nos é nítido as sequelas da precarização de moradia, onde familiares estão suscetíveis a impactos ambientais, tais como soterramento, destruição por enxurrada e alagamentos.

Outrossim, é notório a gentrificação, processo de embelezamento e encarecimento de favelas, que são reformadas e revendidas como lugares de classe média. Como explanado por Aluísio Azevedo em 1890, a pobreza da moradia que acaba enxergando a riqueza da janela. Consoante a isso, temos pessoas favelizadas sendo cada vez mais segregadas pelos aumentos de preços do mercado imobiliário gerados pela gentrificação e sendo enviadas para cortiços progressivamente mais precários e afastados.

Desprende-se, então, a adoção de medidas que venham diminuir os impactos da urbanização descontrolada e a insuficiência do planejamento urbano. Desta maneira, cabe ao Ministério do Desenvolvimento Regional, providenciar maior regularização dos planos que estatuam a infraestrutura urbana. Por meio de denúncias disponibilizadas para serem feitas pela população e maior firmeza nas legislações que regem tais Planos-Diretores, a fim de oferecer melhores condições de moradia a grande massa pobre. Somente assim, teremos uma boa urbanização e efetivos Panejamentos urbanos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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