Em primeiro plano, cabe ressaltar as razões pela qual vem crescendo essa evasão escolar. É notável que um dos vários motivos para tal situação seja, a limitada quantidade de escolas de ensino público, como consequência, a dificuldade de integração de grande parte da população, como a falta de transporte escolar, tendo em vista a distância do trajeto até a escola, a falta de condições financeiras da família para manter o transporte público, comprar materias, alimentação entre outras necessidades. Por conseguinte, o quadro apresentado precisa ser alterado.
Ademais, é importante salientar a carência de incentivo tanto da família quanto do governo, por parte da família seria de extrema importância os pais sempre alertar aos filhos a importância da educação na vida deles, falar os benefícios dos estudos e os malefícios de não estudar, demonstrar apoio incentivando novas conquistas, já o governo incentiva de outras formas, exercendo de fato o que consta na constituição de 1988.
Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, é preciso que a secretária de educação promova ações afim de incentivar o retorno desses alunos á escola, por meio de novas escolas, disponibilização de materiais escolares, transporte e uma remuneração, a fim de estimular o reingresso escolar, a partir dessas ações, poderá se consolidar um Brasil mais promissor, pois como diz Nelson Mandela: " A educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.