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Por Lcarol
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#88559
Na minissérie "Olhos que condenam", cinco adolescentes negros são acusados injustamente de estupro sem provas concretas. Os jovens foram inocentados apenas depois de muitos anos. Fora da ficção, o racismo é uma prática persistente, sobretudo, no Brasil. Isso se devencia pelo passado escravocrata e ocasiona, atualmente, na exclusão social e violência contra o povo negro. Logo, meios devem ser elaborados para que essa prática deixe de ser decorrente no Brasil.
A princípio, destaca-se que a escravidão no Brasil foi o principal fator para o surgimento do racismo, em que mesmo a mais de um século após a abolição, esses povos ainda se encontram á margem da sociedade. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, 14% dos negros estão desempregados, constatou ainda que pessoas brancas ganham mais e vivem em melhores moradias. Diante desse fato, essa prática é nociva, estimula a desigualdade social e gera hierarquização de raças.
Porconsseguinte, esse crime ocasiona a exclusão social, pois pessoas negras não possuem os mesmos privilégios que as brancas. Ademais, são elas que mais sofrem violência urbana e homicídios. Segundo o Atlas da Violência, negros têm o dobro de chance de serem assassinados no Brasil, o grupo representa 17% das vítimas. Logo compreende-se que esse problema precisa de visibilidade na sociedade brasileira.
Portando, medidas são necessárias para resolver esse impasse. O Ministério da Educação (MEC), deve adotar nas escolas públicas e privadas, um conteúdo que aborde a história do povo negro, cultura, costumes e como ainda hoje há discriminação desse povo. Esse conteúdo será apresentado por meio das aulas de história, para que crianças e adolescentes tenham conhecimento desse problema no país. Espera-se que com essa medida, casos como em Olhos que Condenam não se repita.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Felipe082
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#88568
Oi, @Lcarol, tudo certo? Vou fazer uma breve correção da sua redação. Qualquer dúvida, fique à vontade para me perguntar.

C1 – 120. Há alguns desvios de gramática.
Exercícios diagnósticos: exercicios-diagnosticos-com-gabarito-de ... 29204.html
C2 – 160. Você trouxe bons repertórios, mas não houve, a meu ver, uso suficientemente produtivo para se atingir a nota máxima. A referência da introdução poderia ser melhor relacionada à problematização. Os dados do desenvolvimento poderiam ser mais explorados antes do fechamento do parágrafo.
C3 – 120. Há algumas falhas na argumentação e no projeto de texto. Os seus parágrafos de desenvolvimento são um pouco expositivos demais.
Projeto de texto: projeto-de-texto-c3-t15094.html
C4 – 200. Parabéns!
:!: Cuidado => não é recomendável que conectivos - como "logo" - sejam repetidos.
C5 – 200. Parabéns!

Total – 800

Muito boa nota! Conte comigo para ir ainda mais longe ;)

Passo a passo para a redação nota 1000 (criado pelo Francis): re-videoaula-passo-a-passo-para-a-redac ... t1952.html
Playlist do rumo ao 1000 no YouTube (criada pelo Rodrigo): clique aqui
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Por Lcarol
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#88587
Felipe082 escreveu:Oi, @Lcarol, tudo certo? Vou fazer uma breve correção da sua redação. Qualquer dúvida, fique à vontade para me perguntar.

C1 – 120. Há alguns desvios de gramática.
Exercícios diagnósticos: exercicios-diagnosticos-com-gabarito-de ... 29204.html
C2 – 160. Você trouxe bons repertórios, mas não houve, a meu ver, uso suficientemente produtivo para se atingir a nota máxima. A referência da introdução poderia ser melhor relacionada à problematização. Os dados do desenvolvimento poderiam ser mais explorados antes do fechamento do parágrafo.
C3 – 120. Há algumas falhas na argumentação e no projeto de texto. Os seus parágrafos de desenvolvimento são um pouco expositivos demais.
Projeto de texto: projeto-de-texto-c3-t15094.html
C4 – 200. Parabéns!
:!: Cuidado => não é recomendável que conectivos - como "logo" - sejam repetidos.
C5 – 200. Parabéns!

Total – 800

Muito boa nota! Conte comigo para ir ainda mais longe ;)

Passo a passo para a redação nota 1000 (criado pelo Francis): re-videoaula-passo-a-passo-para-a-redac ... t1952.html
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muito obrigada pelas correções, Felipe
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