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Por wrcks
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#88529
Para o teórico político Friedrich Engels, a sociedade ideal é aquela que consome seus recursos produzidos de maneira integral, sem desperdícios. No entanto, ao analisar o cenário brasileiro, nota-se um crescente desperdício de alimentos, o qual devido a uma cultura de desperdício e a padrões estéticos, muitas vezes impede que a comida chegue à mesa das famílias carentes. Dessarte, faz-se jus uma análise acerca dessa conjuntura.

Em primeira análise, é importante destacar a existência de uma cultura do desperdício que há no Brasil, assim como cita o sociólogo Émile Durkheim: “Existem maneiras de pensar e agir externas ao indivíduo que influenciam suas ações”. Isto é, o ato do não planejamento e posterior desperdício consolidou-se na sociedade como prática naturalizada, e todos os indivíduos dentro da sociedade são afetados por esse impulso de comprar mais que o necessário, de forma a agravar ainda mais o desperdício. Dessa maneira, cabe ao poder público combater tal cultura hostil.

Ademais, é imprescindível ressaltar a influência dos padrões estéticos dos alimentos no desperdício de comida, em confronto com o pensamento do filósofo René Descartes, o qual diz que “os sentidos não revelam verdadeiramente a natureza da realidade”. Assim, ao contrário do ideal, o consumidor rejeita os alimentos distantes dos padrões estéticos de “bom alimento”, embora os mesmos sejam perfeitamente comestíveis, o que faz com que mais comida seja posteriormente descartada erroneamente devido o seu exterior. Portanto, medidas para reverter tal cenário “distópico” são necessárias.

Em suma, para resolver essa problemática associada ao desperdício de alimentos no Brasil, urge que o Ministério da Cidadania – órgão responsável por políticas sociais – promova a diminuição do desperdício de alimentos, por meio de políticas públicas ativas de conscientização ao consumidor bem como projetos para o uso de alimentos erroneamente rejeitados à famílias carentes, a fim de garantir que a maior quantidade de alimentos possível seja aproveitada, pois, com o combate à cultura do desperdício e o redirecionamento do excedente rejeitado para ser aproveitado, pode-se então proporcionar menos desperdício e obter então uma sociedade mais próxima do ideal de Engels.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Felipe082
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#88562
Oi, @wrcks, tudo certo? Vou fazer uma breve correção da sua redação. Qualquer dúvida, fique à vontade para me perguntar.

C1 – 160. Há poucos desvios de gramática.
C2 – 200. Parabéns! No meu ponto de vista, o repertório da introdução foi produtivo.
C3 – 160. Há poucas falhas na argumentação e no projeto de texto. Observam-se, nos parágrafos de desenvolvimento, ideias que não foram suficientemente desdobradas. Por exemplo: o que te levou a concluir que o desperdício é uma prática naturalizada? O repertório não comprova isso, pois o pensamento de Durkheim não necessariamente se aplica a esse tema específico.
Além disso, a citação de Descartes evidencia, apenas, como a realidade deveria ser, e não como ela é de fato. A afirmação de que o consumidor rejeita alimentos distantes de um determinado padrão estético não foi fundamentada.
C4 – 200. Parabéns!
:!: Cuidado => nunca use "os mesmos" como mecanismo coesivo de retomada.
C5 – 200. Parabéns!

Total – 920

Excelente nota! Conte comigo para ir ainda mais longe ;)

Passo a passo para a redação nota 1000 (criado pelo Francis): re-videoaula-passo-a-passo-para-a-redac ... t1952.html
Playlist do rumo ao 1000 no YouTube (criada pelo Rodrigo): clique aqui
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