Embora ainda não seja um ambiente totalmente propício, muitas crianças se atraem e passam a acessar precocemente as mídias sociais. Além disso, muitos pais acreditam ser uma forma de distração e estimulam o uso dos filhos nessas redes. A exibição dos pequenos pode gerar a erotização infantil, uma vez que com o fácil acesso a mídia, é possível consumirem pornografia, serem estimulados negativamente por meio de músicas e danças expositivas, terem alcance a conteúdos sexualmente explícitos e até mesmo serem vítimas de inúmeros pedófilos a espreita.
De acordo com o Estatuto da criança e do adolescente, é assegurado aos menores de idade o direito de imagem, onde eles devem consentir todo o conteúdo publicado. Contrariando o ECA, muitos pais acreditam ser os proprietários da imagem dos filhos, divulgando as intimidades, particularidades e convívio com as crianças, em troca de visualizações, curtidas e seguidores nas redes. Essa exteriorização desconsentida pode causar diversos problemas psicológicos e emocionais nos pequenos como depressão, estresse e ansiedade.
A exposição infantil nos meios virtuais é, portanto, uma problemática a ser combatida. Dessa forma, a Secretaria de Educação deve, por meio de palestras, divulgações e demais medidas socioeducativas, alertar famílias e a sociedade sobre os perigos da internet, a fim de incentivar os responsáveis a monitorarem as crianças no meio virtual, limitarem o uso excessivo dos filhos nas mídias e atentarem-se quanto a superexposição nas redes. Garantindo, desse modo, uma infância e adolescência saudável e apropriada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.