De acordo com dados do instituto do Homem e do Meio Ambiente Amazônia, a Amazônia legal perdeu 10.476 km² de floresta entre agosto de 2020 e julho de 2021. Pela interpretação do dados percebe-se a influência do agronegócio, visto que ele possui um inter-relação com os três setores da economia: primário, secundário e terciário. Com isso para o avanço do desenvolvimento econômico, as floresta estão sendo cada vez mais devastada para surgimento de pasto e lavouras, ocorrendo assim a diminuição de da floresta.
Além disso, com desenvolvimento intensivo da produção agrícola, ocorre a degradação do solo. Isso acontece devido a utilização das maquinários pesados e a uso de agrotóxicos, que acabam contribuindo para falta de nutrientes e a compactação do solo. Dessa maneira os solos impermeáveis, impedindo a entrada de água, prejudicando o desenvolvimento das plantas. Em vista disso, é indispensável buscar soluções para resolver esses problemas.
Em vista dos argumentos apresentados, é preciso que as escolas, órgão responsável pela educação, invistam em palestras e debates sobre as consequências do agronegócio, para que dessa maneira os jovens se conscientizem desde de cedo. Além disso, é necessário que Governo, órgão responsável pelas leis, tragam projetos com intuito ajudar a controlar as ações prejudicais do agronegócio para o meio ambiente. Outra solução é que a mídia, busque por meio de reportagem com especialista entrevista sobre as produções agrícolas para que assim a população sabiá suas vantagens e desvantagem para a sociedade e meio ambiente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada