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Por clarabrito2
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O filósofo francês Sartre defende que cabe ao ser humano escolher seu modo de agir, pois este seria livre e responsável. No entanto, percebe-se a irresponsabilidade da sociedade no que concerne à questão das agressões ocorridas no espaço doméstico, que persiste intrínseca à realidade brasileira, seja pela ineficiência das leis seja pelo machismo estrutural.
Convém ressaltar, a princípio, que a incompetência das leis é um fator determinante para a persistência do problema. A constituição Federal de 1988 é a lei básica brasileira que buscar garantir a integridade dos seres vivos e do ambiente em que estão inseridos. No entanto, essa legislação não tem sido suficiente no que se refere á questão da violência doméstica, uma vez que o problema continua atuando fortemente no contexto atual. Assim a lei sendo enfraquecida, dificulta-se a resolução desse impasse.
conforme Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de pensar. Sob essa lógica, é possível perceber que a questão do machismo estrutural é fortemente influenciada pelo pensamento coletivo, uma vez que, se as pessoas crescem inseridas em um contexto social injusto, a tendência é adotar esse comportamento também, o que torna sua solução ainda mais complexa.
Portanto, para que a violência doméstica contra a mulher deixe a fazer da realidade brasileira, medidas precisam ser tomadas. Cabe, portanto, ao poder legislativo rever estratégias da lei que possam minimizar a violência contra a mulher. Ademais, é importante educar as crianças para que se perceba a importância do respeito e igualdade de gênero desde as séries iniciais dos estudos. Por fim, é preciso que a comunidade brasileira olhe para problemática com mais empatia, pois, como descreveu o poeta Lemiski: "em mim, eu vejo o outro".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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