Nesse viés, precisa-se destacar os benefícios do uso da internet para disseminar informação de maneira mais fácil e rápida, a uma grande quantidade de pessoas ao mesmo tempo, este fato passou a otimizar o tempo dos cidadãos os mantendo sempre informados. A respeito disso, é necessário analisar a dificuldade encontrada pelos moradores das comunidades restritas de boas condições, os quais refletem a desigualdade social no país, de conseguirem acesso as notícias em tempo real. De acordo com o IBGE mais de 40 milhões de brasileiros não possui acesso à internet, sendo que a implementação deste direito na constituição já entrou em vigor desde 2014, obrigando o Governo a disponibilizá-lo sem haver exclusão.
Vale ressaltar, que a população de baixa renda possui limites quanto a diversos serviços de qualidade e de infraestrutura como ocorre com a educação. Estar alheio ao conhecimento contribui para essas pessoas se torarem vulneráveis a possíveis golpes envolvendo recursos digitais, tornando-os “vítimas fáceis” para as situações no qual o golpista usa da falta de escolaridade para roubar alguma quantia sem nem mesmo ter contato físico com a vítima. Segundo o G1, a Receita Federal bloqueou, mais de 2,7 milhões de tentativas de golpe envolvendo o Pix, além disso, a reportagem ainda diz que os idosos se encontram como maiores alvos por não estarem inseridos no âmbito digital.
Portanto, é necessário possuir um olho clínico em razão do etarismo e da segregação presentes na sociedade. Com isso, será preciso que o Governo insira estes grupos a digitalização implantando internet nos locais mais afastados, além de orientá-los pela comunicação informativa os ensinos básicos para o uso destas ferramentas. Isso será feito por meio do Ministério da Ciência e Tecnologia, tendo como uma das suas ações, a política nacional de telecomunicações. Deste modo, a inclusão social avançará para um País mais justo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada