Sob uma primeira análise, questões geracionais sempre existiram, porém somente agora ela está sendo mais debatida. No livro " O Diário de Anne Frank" ocorre situações desse fenômeno, em que os Van Daan não concordam com a forma que os Frank criam suas filhas, causando atrito entre os mesmos. Esse diário foi escrito na 2 ° guerra mundial, porém, atualmente existe a possibilidade de acordo sem discussão.
Nesse contexto, vale ressaltar a resistência das pessoas em se colocar no lugar do outro, exigindo do próximo que concorde com a sua maneira de pensar e agir, criando até mesmo esteriótipos, situação que ocorreu no filme " O Curioso Caso de Benjamin Button", o filme retrata a história de um homem que tem a idade inversa, quando "velho" as pessoas duvidavam de suas capacidades e até mesmo de sua força física, os acontecimentos se alteram a medida que ele fica mais " jovem".
Portanto, algo precisa ser feito com urgência para amenizar a questão. Logo, o Ministério da Educação, por meio de investimento em publicidade, deve promover palestras, cartilhas e eventos com o intuito de aproximar as diferentes gerações. Nesse sentido, o fito de tal ação é mudar a cultura de atrito, para que ambos possam se beneficiar de suas experiências. Somente assim, esse problema será gradativamente erradicado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.