Por Marcelam4g
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O canal “Jovens de Negócios” no Youtube aborda, de forma explícita, a importância da educação financeira desde a juventude. Na plataforma, o investidor Bruno Perrucho ensina sobre os benefícios e a necessidade de usar corretamente o próprio dinheiro. De maneira análoga ao conteúdo, a realidade brasileira, infelizmente, carece de um ensino econômico eficiente e que seja visto como importante pela população, de modo que os indivíduos não têm disciplina sobre o consumo e retardam a economia nacional.
Em primeiro lugar, sabe-se que a ausência de uma educação monetária eficaz é a principal causa desse sistema falho, já que a maioria dos brasileiros convive com dívidas exorbitantes e sem consciência do próprio dinheiro. Dessa forma, tal tema se torna irrelevante no meio social e a comunidade cada vez mais defasada economicamente.
Em segundo lugar, consequentemente, a falta de disciplina sobre o consumo e a pouca noção sobre o endividamento geram um grande retardo na economia, afinal, a atividade da comunidade brasileira faz parte do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) e da evolução financeira do país. Assim como é abordado no canal “Primo Rico”, que informa sobre os prejuízos e consequências da falta de educação financeira.
Infere-se, portanto, que o ensino sobre finanças é de extrema importância para o avanço social e econômico do país. Desse modo, é preciso que o Ministério da Educação, órgão responsável pelo estudo no Brasil, invista e crie meios de inserção de tal matéria na grade escolar e da adaptação dos alunos ao mercado financeiro. Assim, a fim de instruir os futuros cidadãos, também melhore a qualidade de vida e a área econômica nacional.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Felipe082
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#88294
Oi, @Marcelam4g, tudo certo? Vou fazer uma breve correção da sua redação. Qualquer dúvida, fique à vontade para me perguntar.

C1 – 160. Há poucos desvios de gramática e uma falha na estrutura sintática.
:!: Cuidado => é incorreto fragmentar períodos, como em "Assim como".
Exercícios diagnósticos: exercicios-diagnosticos-com-gabarito-de ... 29204.html
C2 – 160. Você trouxe bons repertórios, mas não houve, a meu ver, uso suficientemente produtivo para se atingir a nota máxima.
C3 – 120. Há algumas falhas na argumentação e no projeto de texto. É preciso desdobrar mais as ideias nos parágrafos de desenvolvimento.
Projeto de texto: projeto-de-texto-c3-t15094.html
C4 – 160. Além da repetição da conjunção "assim", há uma inadequação: o conectivo "de maneira análoga" foi utilizado de forma equivocada. Caso tenha dúvida, pesquise a definição de "analogia".
C5 – 160. Não encontrei o efeito da sua primeira proposta, que é a mais completa. O trecho "a fim de instruir os futuros cidadãos" é um efeito, porém está na segunda proposta, na qual faltam o meio e o detalhamento.

Total – 760

Boa nota! Conte comigo para ir ainda mais longe ;)

Passo a passo para a redação nota 1000 (criado pelo Francis): re-videoaula-passo-a-passo-para-a-redac ... t1952.html
Playlist do rumo ao 1000 no YouTube (criada pelo Rodrigo): clique aqui
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