Em primeiro lugar, sabe-se que a ausência de uma educação monetária eficaz é a principal causa desse sistema falho, já que a maioria dos brasileiros convive com dívidas exorbitantes e sem consciência do próprio dinheiro. Dessa forma, tal tema se torna irrelevante no meio social e a comunidade cada vez mais defasada economicamente.
Em segundo lugar, consequentemente, a falta de disciplina sobre o consumo e a pouca noção sobre o endividamento geram um grande retardo na economia, afinal, a atividade da comunidade brasileira faz parte do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) e da evolução financeira do país. Assim como é abordado no canal “Primo Rico”, que informa sobre os prejuízos e consequências da falta de educação financeira.
Infere-se, portanto, que o ensino sobre finanças é de extrema importância para o avanço social e econômico do país. Desse modo, é preciso que o Ministério da Educação, órgão responsável pelo estudo no Brasil, invista e crie meios de inserção de tal matéria na grade escolar e da adaptação dos alunos ao mercado financeiro. Assim, a fim de instruir os futuros cidadãos, também melhore a qualidade de vida e a área econômica nacional.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.