Precipuamente, a negligencia estatal, no que tange à educação pública, favorece às desigualdades educacionais. Segundo Nicolau Maquiavel, filósofo Italiano do século XVI, no livro ‘’O Príncipe’’, para se manter no poder o Governo dispõe-se a operar e promover o bem universal, porém, não possibilitar aos brasileiros o acesso a uma educação pública de qualidade, inviabiliza o alcance do bem universal, haja vista que a educação é peça fundamental na formação da cidadania. Ademais, a ausência de investimentos estatais nesse contexto contribui com a marginalização e o aumento do analfabetismo, proporcionando o crescimento da criminalidade e a desinformação. Fica evidente, pois, que a negligência do Governo no âmbito educacional fere toda a população.
Outrossim, vale ressaltar que há, no Brasil, uma grande evasão escolar por parte de jovens, causada, principalmente, pela necessidade de trabalhar. Na música ‘’Da Ponte Pra Cá’’, o cantor, brasileiro, de ‘’Rap’’ Mano Brown, da banda ‘’Racionais MC's’’, destaca as diferenças entre indivíduos da elite e indivíduos da periferia, onde o acesso a direitos básicos como, por exemplo, educação e saneamento básico são inexistentes. Dessa forma, famílias de baixa renda, que vivem em condições análogas às supracitadas, sem o apoio do governo não veem a educação como força modificadora de suas realidade. Dessa forma, a educação fica em segundo plano e o trabalho passa a ser exigido em primeiro lugar.
Logo, em síntese, subterfúgios devem ser encontrados para a problemática. Dessa forma, cabe ao governo, por meio do Poder Executivo, promover programas de acolhimento estudantil a estudantes, de escolas públicas do ensino fundamental, por meio de aulas teóricas e práticas, com o objetivo de promover uma base acadêmica sólida para que o indivíduo possa ingressar no ensino médio. Também, cabe ao poder executivo, investir em auxílios financeiros a famílias de baixa renda, com o fito de proporcionar condições de vida melhores aos cidadãos e garantir o direito de terem uma formação acadêmica completa. Quiçá, assim, o bem estar universal, como aponta Maquiavel, será alcançado e as desigualdades educacionais serão erradicadas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.