Por esse ângulo, é necessário ressaltar que a ausência de medidas acerca da prática do racismo precisam ser extintas. A esse respeito, o geógrafo Milton Santos, em seu artigo "ser negro no Brasil é, pois, com frequência, ser objeto de um olhar enviesado" afirma que a discriminação racial é um problema enraizado desde a fundação da nação brasileira que ainda reflete na sociedade atual como negação de oportunidades e a opressão por parte de autoridades, dentre outros fatores que corroboram para esse cenário. Sob essa concepção, depreende-se que o povo brasileiro inaceita o fato de que racismo persevera em seu país e que afeta diretamente o desenvolvimento da população negra, não somente nos ademais territórios.
Conseguinte, o intelecto social discriminatório existente no país dificulta a sobrelevação do estigma racial no que diz respeito ao racismo. Nesse contexto, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que 71% das mortes de pessoas vítimas de assassinato e 46% da população sem acesso à rede de esgoto são pessoas negras. Dessa maneira, observa-se que a população negra é diariamente negligenciada pelas autoridades constituídas, o que faz com que a discriminação racial venha se sobressair dia após dia.
Portanto, depreende-se ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos humanos (MMFDH) intervir no avanço desse cenário, promovendo campanhas de combate ao racismo e criação de ongues de apoio à população negra. Somando a isso, o Ministério da educação deve adicionar às escolas disciplinas sobre a necessidade da empatia desde o primeiro ano escolar — evidenciando a importância do respeito a todas as raças — com o intuito do retrocesso desse problema social. Por meio dessas medidas, a citação do Geógrafo Milton Santos se tornará apenas uma descrição do passado brasileiro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada