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Por MynNaka
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O direito da criança e do adolescente : como enfrentar esse desafio nacional

  A infância e adolescência são as fases mais importantes do desenvolvimento de um cidadão. É onde se tem um maior entendimento sobre o mundo e sobre si mesmo.  No Brasil essas fases são protegidas e amparadas pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Contudo o sistema é falho e diariamente jovens sofrem com abusos, exploração e com a privação de seus direitos.
    
 Nesse viés, vale ressaltar que apesar dos esforços e do suporte que as leis oferecem aos jovens, muitos deles convivem com o trabalho infantil, evasão escolar, amadurecimento precoce, entre tantas outras situações que estão presentes na vida infanto-juvenil e que afetam seu desenvolvimento na sociedade
     
 Dados apresentados em 2019 apontam que cerca de 1,8 milhão de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos vivem em situação de exploração e trabalho infantil. tal situação contribui com o abandono escolar, tendo 1,1 milhão de jovens em idades obrigatórias fora das escolas, segundo os dados da pesquisa da UNICEF (Fundo de Nações Unidas para a infância) E da Cenpec Educação.
    
  Portanto, fica claro que medidas  são necessárias para mitigar tal impasse. Cabe às escolas - principais instituições formadoras de um indivíduo- conscientizar e captar atitudes inusitada dos alunos, tais ações podem demonstrar que a criança ou adolescente sofre o abuso. Outrossim autoridades como o Conselho Tutelar- Órgão encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes- assegurar que o indivíduo menor de 18 anos está tendo o direito à vida, a saúde, a educação, a cultura, ao lazer e entre outros abordados no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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