Sob esse viés , é necessário questionar a negligência governamental um entrave para a resolução do empecilho causado pela possível taxação de livros . Consoante ao filósofo Jean Jacques Rosseau ,na medida em que o estado isenta -se da garantia dos direitos do cidadão , há um descumprimento do contrato social. Desse modo, os impostos cobrados nas livrarias brasileiras inibe o acesso a leitura, visto que a prática de ler é um fator crucial para agregar no conhecimento, e assegura melhores desenvolvimentos acadêmicos, portanto é incabível os valores cobrado pelo consumo do livro,uma vez que viola um bem constitucional: o acesso à leitura educacional no país.
Além disso,uma grande parcela da população se mostra alienada .Nessa pespcectiva o poeta José Saramargo, em seu livro "Ensaio sobre a cegueira", expõe o quão é nocivo é o silenciamento social diante de questões como a impossibilidade do pleno acesso a um dos pilares da educação. sendo assim, os indivíduos que compõe a sociedade brasileira se calem frente ao problema que prejudicam as pessoas de baixa renda, causando, dessa forma ,o desvirtuamento do prazer a leitura e a segregação desse grupo populacional afetado pela problemática . Logo, torna se imprescindível a garantia de acesso aos livros.
Portanto, é necessário uma intervenção diante desse cenário. Destarte, o governo federal em parceria com o ministério da educação deve modificar a reforma tributária com a ausência de impotos, e criar bibliotecas públicas acessíveis a todo grupo populacional ,por meio de recursos públicos ,a fim de assegurar o direito viável a leitura,sem impostos e poder desfrutar desse direito constitucional . A partir dessas ações O Brasil se tornará mais justo e coeso, distante da possível aprovação de taxação de livros na República federativa do Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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