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Por Lcarol
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#87744
No filme Escritores da Liberdade, uma jovem professora inicia seu trabalho em uma escola pública de um bairro pobre dos Estados Unidos. Os alunos demonstravam pouco interesse de aprendizagem, ocasionado por vários problemas como a desigualdade social. Entretanto, a professora desenvolveu novas metodologias de ensino para atrair esses alunos. Fora da ficção, muitos alunos abandonam a escola devido à vários obstáculos, sejam pessoais ou sociais, assim como no filme. Logo, meios devem ser elaborados para acabar com a evasão escolar no Brasil.
Em primeiro momento, destaca-se que a evasão escolar se devencia por vários fatores, como por exemplo, ajudar financeiramente em casa, o despejo de ser independente, falta de interesse ou de incentivo. Porém o principal é a desigualdade social existente no país. Um estudo do aprendizagem em foco, mostrou que quanto maior a renda, mais o estudante avança nos estudos. Diante disso, compreende-se que esse problema afeta a classe social mais pobre da sociedade, por isso é inadmissível que esses alunos não tenham incentivo para voltarem á escola e ainda sejam excluídos socialmente.
Além disso, esse obstáculo causa não só a exclusão social, mas também influencia no aumento do desemprego no Brasil. De acordo com dados da Unicef, 35 milhões de jovens precisam ser incluídos em programas de aprendizagem profissional, pois não concluíram o ensino escolar. Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse.
O Ministério da Educação em conjunto com os Conselhos Tutelares do Brasil, devem fazer uma fiscalização de crianças e adolescentes que estão fora da escola, por meio de agentes escolares contratados pelo Governo Federal. Esses agentes irão conscientizar os alunos desistentes à voltarem para escola, pois de acordo com Epíteto, só a educação liberta. Espera-se que com essa medida seja possível frear a evasão escolar no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Felipe082
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#87751
Oi, @Lcarol, tudo certo? Parabéns pela redação!
Vou fazer uma breve análise. Qualquer dúvida, fique à vontade para me perguntar.

C1 – 120. Há alguns desvios de gramática.
Exercícios diagnósticos: exercicios-diagnosticos-com-gabarito-de ... 29204.html
C2 – 200. Parabéns! O repertório da introdução foi produtivo. Só faltou retomá-lo na última frase da conclusão.
C3 – 120. Há algumas falhas na argumentação e no projeto de texto. No D1, faltou fundamentar melhor os argumentos; no D2, faltou desdobrar mais as ideias. Além disso, é preciso deixar mais claro que há uma relação do tipo "causa-consequência" entre os dois parágrafos de desenvolvimento.
:arrow: Cuidado => não é aconselhável trazer um repertório novo na conclusão. Prefira retomar um que já apareceu anteriormente.
Projeto de texto: projeto-de-texto-c3-t15094.html
C4 – 160. Faltou um conectivo no início do parágrafo de conclusão.
Recomendo, também, que você utilize um conectivo que indique consequência - e não adição - para ligar os dois parágrafos de desenvolvimento.
:idea: Atenção => essa recomendação é válida, especificamente, para essa produção. O conectivo deve ser escolhido de forma estratégica, dependendo da relação entre os argumentos centrais. Se a estrutura for "causa-causa", escolha um aditivo; se for "causa-consequência", um consecutivo.
C5 – 200. Parabéns!

Total – 800

Muito boa nota! Conte comigo para ir ainda mais longe ;)

Playlist do rumo ao 1000 no YouTube (criada pelo Rodrigo): clique aqui
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Por Lcarol
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#87754
Felipe082 escreveu:Oi, @Lcarol, tudo certo? Parabéns pela redação!
Vou fazer uma breve análise. Qualquer dúvida, fique à vontade para me perguntar.

C1 – 120. Há alguns desvios de gramática.
Exercícios diagnósticos: exercicios-diagnosticos-com-gabarito-de ... 29204.html
C2 – 200. Parabéns! O repertório da introdução foi produtivo. Só faltou retomá-lo na última frase da conclusão.
C3 – 120. Há algumas falhas na argumentação e no projeto de texto. No D1, faltou fundamentar melhor os argumentos; no D2, faltou desdobrar mais as ideias. Além disso, é preciso deixar mais claro que há uma relação do tipo "causa-consequência" entre os dois parágrafos de desenvolvimento.
:arrow: Cuidado => não é aconselhável trazer um repertório novo na conclusão. Prefira retomar um que já apareceu anteriormente.
Projeto de texto: projeto-de-texto-c3-t15094.html
C4 – 160. Faltou um conectivo no início do parágrafo de conclusão.
Recomendo, também, que você utilize um conectivo que indique consequência - e não adição - para ligar os dois parágrafos de desenvolvimento.
:idea: Atenção => essa recomendação é válida, especificamente, para essa produção. O conectivo deve ser escolhido de forma estratégica, dependendo da relação entre os argumentos centrais. Se a estrutura for "causa-causa", escolha um aditivo; se for "causa-consequência", um consecutivo.
C5 – 200. Parabéns!

Total – 800

Muito boa nota! Conte comigo para ir ainda mais longe ;)

Playlist do rumo ao 1000 no YouTube (criada pelo Rodrigo): clique aqui
muito obrigada! :D
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Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#87758
Ah, esqueci de um detalhe: faltou um conectivo no início do parágrafo de conclusão. Isso me obriga a descontar 40 pontos na C4. Desculpa :cry:
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