Em primeiro momento, destaca-se que a evasão escolar se devencia por vários fatores, como por exemplo, ajudar financeiramente em casa, o despejo de ser independente, falta de interesse ou de incentivo. Porém o principal é a desigualdade social existente no país. Um estudo do aprendizagem em foco, mostrou que quanto maior a renda, mais o estudante avança nos estudos. Diante disso, compreende-se que esse problema afeta a classe social mais pobre da sociedade, por isso é inadmissível que esses alunos não tenham incentivo para voltarem á escola e ainda sejam excluídos socialmente.
Além disso, esse obstáculo causa não só a exclusão social, mas também influencia no aumento do desemprego no Brasil. De acordo com dados da Unicef, 35 milhões de jovens precisam ser incluídos em programas de aprendizagem profissional, pois não concluíram o ensino escolar. Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse.
O Ministério da Educação em conjunto com os Conselhos Tutelares do Brasil, devem fazer uma fiscalização de crianças e adolescentes que estão fora da escola, por meio de agentes escolares contratados pelo Governo Federal. Esses agentes irão conscientizar os alunos desistentes à voltarem para escola, pois de acordo com Epíteto, só a educação liberta. Espera-se que com essa medida seja possível frear a evasão escolar no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.