Uma das justificativas para a ocorrência de feminicídio relaciona-se a uma dissonância do papel do Estado com a realidade. Consoante a Constituição Federal de 1988, é dever do Estado assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, como a segurança, o bem- estar, a igualdade e justiça, como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos. No entanto, apesar dessa garantia, parte dos estados e municípios não consegue realizar uma ação adequada de combate a essa forma de violência devido à falta de investimentos na segurança pública, o que acarreta inúmeros casos, a ausência de investigação. Como consequência, frequentemente, o agressor, graças a essa lacuna pública, não é punido conforme a lei, o que contribui para que essa situação permaneça na sociedade.
Outro fator que contribui para a temática associa-se à alienação da sociedade. Conforme a filósofa alemã Hannah Arendt, em " A banalidade do mal", o resultado do processos de de massificação da sociedade é a formação de indivíduos incapazes de realizar julgamentos morais, o que contribuiria para a a banalização do mal, em que este passaria a ser visto como normal e reproduzido na sociedade. Nesse âmbito, embora agressões contra a mulher seja considerado crime, essa forma de violência é vista como corriqueira e comum, o que dificulta a conscientização acerca desse problema e a denúncia de quem prática crimes contra a mulher. Como consequência, casos de violência contra a mulher aumentam, alguns estudos sugerem que até 75% dos assassinatos de mulheres ocorrem na família ou no parceiro íntimo. Além disso, é muito mais provável que sofram agressões na mãos de alguém em seu círculo íntimo.
Portanto, a dissonância do Estado e alienação da sociedade impulsionaram à ocorrência de feminicídio. Nesse viés, para solucionar esses problemas, o Governo Federal deve ampliar o número de delegacias da mulher e criar um aplicativo chamado "Alerta mulher", cada mulher teria instalado em seu celular com um botão de Pânico na tela, assim, acionado uma viatura imediatamente iria para o local. Medidas como essas contribuiram para que os preceitos constitucionais fossem, de fato, garantidos a uma maior parcela da população.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.