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Por Thanzinha
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#87650
A floresta amazônica abrange uma grande parte do Brasil e de outros países, ela é a principal fonte de umidade do planeta. No Brasil contemporâneo o desmatamento tem crescido cada vez mais, segundo o INPE (Instituto nacional de pesquisas espaciais), entre os anos de 2018 a 2019 houve aumento de 278% nas áreas afetadas por queimadas. Os efeitos desse desmatamento decorrem no aumento do aquecimento global e empobrecimento dos solos.
Em primeira análise, é válido observar como a degradação da Amazônia contribui para o aquecimento do planeta. Segundo o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), o desmatamento legal das florestas causam desequilíbrio climático. Desse modo, as queimadas florestais liberam gases poluentes na atmosfera como o CO2, o que resulta em doenças respiratórias e cansaço por calor excessivo, bem como enchentes e alterações climáticas repentinas. Tudo isso é resultado das más ações do homem, a natureza avisa que não está tudo bem e as pessoas continuam cometendo os mesmos erros, ignorando os sinais do planeta.
Ademais, o empobrecimento dos solos é outro fator resultante do desflorestamento. Conforme o IMAZON (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), uma área de 768 Km/2 da floresta tropical foi afetada em 2021. É provável que os impactos afetem diretamente a economia, já que a vegetação é fundamental para a manutenção dos solos e a preservação desses nutrientes. Com o solo degradado não tem como fazer plantio e consequentemente faz a atividade exportadora decair e o preço dos alimentos e produtos subirem.
Portanto, é de extrema importância, que o ministério do meio ambiente, órgão responsável pela política nacional ambiental, promova políticas públicas que vise ter a fiscalização como base (Florestal), não só da Amazônia mas de outras florestas que compõem o Brasil. Por meio de monitoramento via satélite e disponibilização de um número para denúncias, com a finalidade de reduzir ao máximo o crescimento do desflorestamento. Uma vez que já tenham leis para proteger o meio ambiente, mas não há uma supervisão adequada e eficaz.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Thanzinha
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#87652
@Felipe082 Olá, tudo bem?? Você poderia corrigir minha redação por favor??
Eu acho que exagerei nas vírgulas e tenho a impressão de ter desenvolvido pouco o argumento no D2... Queria uma opinião sua :D
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Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#87675
Oi, @Thanzinha, tudo certo? Vou fazer uma breve correção da sua redação. Qualquer dúvida, fique à vontade para me perguntar.

C1 – 120. Há alguns desvios de gramática.
Exercícios diagnósticos: exercicios-diagnosticos-com-gabarito-de ... 29204.html
C2 – 200. Parabéns!
C3 – 120. Há algumas falhas na argumentação e no projeto de texto. Os seus parágrafos de desenvolvimento ficaram expositivos demais. No D1, há um posicionamento apenas na última frase; no D2, a discussão ficou restrita à exposição de informações.
Projeto de texto: projeto-de-texto-c3-t15094.html
C4 – 160. Cuidado com as repetições e com a falta de mecanismos coesivos em alguns trechos.
C5 – 200. Parabéns!

Total – 800

Muito boa nota! Conte comigo para ir ainda mais longe ;)

Playlist do rumo ao 1000 no YouTube (criada pelo Rodrigo): clique aqui
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