Em primeiro plano, é preciso atentar para à ausência de ações governamentais presente na questão. Nesse sentido, a Constituição Federal de 1988 é o documento jurídico brasileiro que busca garantir a preservação ambiental nacional. Porém, é evidente que essa concepção está corrompida no país, pois o desmatamento vem crescendo de forma constante, principalmente com o avanço do agronegócio para região, ocasionando sérios problemas para a sustentabilidade do território. Assim, verifica-se uma falha inconstitucional colaborando para persistência do impasse.
Em consequência disso, o clima é muito afetado, devido a derrubada da vegetação natural na região da floresta Amazônica, uma vez que isso impacta diretamente nas temperaturas médias globais. Nesse contexto, a ONU- Organização das Nações Unidas- revela que o desmatamento é a segunda maior causa das mudanças climáticas no mundo. Sob esse viés, observa-se que a importância de preservar o ambiente para assim controlar e minimizar os impactos do aquecimento global. Desse modo, medidas são necessárias para evitar esse problema.
Torna-se imperativo, portanto, realizar ações para reverter o empecilho. Logo, cabe ao Governo Federal- Órgão responsável por gerir e por organizar a sociedade- o dever de efetuar medidas de fiscalizações mais rígidas e eficazes na região da floresta Amazônica, e além disso, impedir o avanço da fronteira agrícola para essa área, através do Ministério do Meio Ambiente, a fim de evitar e minimizar o desmatamento. Sendo assim, espera-se que esse revés seja resolvido no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.