Primordialmente é imprescindível analisar que a persistência do problema deve-se, principalmente, a omissão o estado, uma vez que ele não executa o direito fundamental do registo estabelecido pela Constituição Federal decretada em 1988. Sob essa ótica o Sudeste e o Nordeste demograficamente são considerados as áreas mais populosas do país, consequentemente as áreas que mais apresentam pessoas vivendo sem o registo de nascimento. Dessa forma mais pessoas estão expostas a um padrão de pobreza nesses estados em comparativo a outros.
Além disso e notório as consequências vistas na sociedade, onde a população atingida não tem acesso a direitos básicos como SUS, registo em escolas, carteira de trabalho, entre outros benefícios oferecidos ao cidadão. O meteorologista Edward Lorenz criou a teoria do efeito borboleta ou teoria do caos, onde fala que “O simples bater de assas de uma borboleta pode causar um tornado do outro lado do mundo”, podemos entender com essa metáfora que toda ação vem acompanhado de uma cascata de reações. Nesse cenário podemos observar que a falta do registo gera malefícios tanto para a população quanto para o país.
Portanto, levando em consideração os argumentos supracitados, são necessárias medidas que venham amenizar essa problemática. Para isso o Ministério dos Direitos Humanos deve ampliar cartórios em locais de difícil acesso como zonas rurais, treinar funcionários que promovam esse serviço a domicilio, por meio de verbas da União, a fim de dar uma vida digna a todos esses cidadãos que vivem á margem da sociedade. Somente assim iremos amenizar a taxa de pobreza no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.