De início, é notório destacar que a educação financeira é importante independentemente da classe social. Isso, porque ter conhecimentos financeiros não é só sobre investimentos, mas também para encontrar formas de economizar e suprir as necessidades básicas do cotidiano. Prova de que esse tipo de aprendizado é importante para os indivíduos brasileiros, é a história de Lucélia, que relata para o blog dinheirama, que se endividou mais depois de o marido perder o emprego e se tornar viciado em bebidas alcoólicas.
Ademais, cabe ressaltar que a falta da educação financeira é um rápido caminho para a falência. Pode-se envolver nesse contexto a vida que Chris, protagonista do filme A Procura da Felicidade, enfrenta após começar a sofrer com crises financeiras e ser deixado por sua esposa com seu filho de 5 anos de idade, Chris consegue um estágio remunerado, mas que não é o suficiente para suas despesas e acaba tendo que sair de casa e viver em abrigos e nas ruas. Sendo assim, é importante destacar que esse tipo de problema acontece com grande frequência, e muitas das vezes, pela falta de conhecimento de como empreender seu dinheiro.
Com o objetivo de solucionar a falta de educação financeira nas escolas, é dever do Ministério da Educação e Cultura que efetive esse tipo de ensino nas escolas, por meio de novas matérias e palestras, colocando profissionais capacitados do Ministério da Economia para darem aulas e dicas que chamem a atenção dos alunos, a fim de educar desde a escola como investir, economizar e suprir as necessidades básicas do dia-a-dia, formando melhores cidadãos. Pois dizia Nelson Mandela “A educação é a arma mais poderosa que pode ser usada para mudar o mundo”.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada