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Por Leite
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Na década de 70, nasce no Brasil o movimento Tropicália que tinha algumas influências da música americana da época. Apesar do movimento ter feito sucesso e ser considerado atemporal, foi alvo de críticas por possuir elementos estrangeiros, como a guitarra americana. Nesse sentido, o brasileiro carece de atenção ao próprio país, resultando em hipervalorização do estrangeiro e aumento das desigualdades sociais e descuido com sua terra.

Tendo em vista que o Brasil foi colonizado por portugueses e servido de moradia de outros povos durante a sua história, é notável que haja uma maior atenção ao exterior. Por exemplo, no Brasil Império, especificamente no governo de Dom Pedro II, o Brasil adquiriu o aparelho telefônico. Apesar de ser um grande avanço para a época, o país foi dependente de outra nação para adquirir tal tecnologia, caso contrário haveria um grande atraso tecnológico e civilizacional.

Ademais, alguns problemas de cunho social e cultural foram herdados pela vinda dos portugueses. No século XVI, iniciou-se a catequização dos índios liderada, inicialmente, por Manuel da Nóbrega, com o objetivo de impôr o cristianismo e a obrigatoriedade da língua portuguesa para estudo bíblico. Dessa forma, os indígenas foram, gradualmente, perdendo espaço de sua cultura e religião. Atualmente, apesar da perda de espaço não ser devido à poços estrangeiros, a importância dada aos índios pelos próprios brasileiros e autoridades é mínima visto que menos resoluções efetivas estão sendo tomadas a favor do povo e dia terra. Terra esta que ganha cada vez mais atenção e preocupa estrangeira por ser o "pulmão" do mundo.

Levantado esses fatos, alguns momentos importantes poderiam ter uma relevância maior com o desenvolvimento da consciência e protagonismo cultural. Sendo assim, é interessante haver metodologias sobre a diversidade cultural brasileira nas escolas desde cedo para ensinar o valor do país. Além de mais perfis e sites na "internet" disponíveis com informações detalhadas, e políticas protecionistas mais fortes e efetivas para os índios e dessa maneira haja uma menor hipervalorização do estrangeiro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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Por JoaoPedro72
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#87142
Análise Curta da Redação

C1 – 160: Há alguns erros de português.
C2 – 160: Os repertórios não foram utilizados de maneira produtiva.
C3 – 80: Há muitas falhas na argumentação e no projeto de texto.
C4 – 200: A redação dispõe de uma excelente coesão.
C5 – 80: Apenas encontrei dois elementos na sua proposta de intervenção: uma ação e uma finalidade.
Nota final: 680

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
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