Tendo em vista que o Brasil foi colonizado por portugueses e servido de moradia de outros povos durante a sua história, é notável que haja uma maior atenção ao exterior. Por exemplo, no Brasil Império, especificamente no governo de Dom Pedro II, o Brasil adquiriu o aparelho telefônico. Apesar de ser um grande avanço para a época, o país foi dependente de outra nação para adquirir tal tecnologia, caso contrário haveria um grande atraso tecnológico e civilizacional.
Ademais, alguns problemas de cunho social e cultural foram herdados pela vinda dos portugueses. No século XVI, iniciou-se a catequização dos índios liderada, inicialmente, por Manuel da Nóbrega, com o objetivo de impôr o cristianismo e a obrigatoriedade da língua portuguesa para estudo bíblico. Dessa forma, os indígenas foram, gradualmente, perdendo espaço de sua cultura e religião. Atualmente, apesar da perda de espaço não ser devido à poços estrangeiros, a importância dada aos índios pelos próprios brasileiros e autoridades é mínima visto que menos resoluções efetivas estão sendo tomadas a favor do povo e dia terra. Terra esta que ganha cada vez mais atenção e preocupa estrangeira por ser o "pulmão" do mundo.
Levantado esses fatos, alguns momentos importantes poderiam ter uma relevância maior com o desenvolvimento da consciência e protagonismo cultural. Sendo assim, é interessante haver metodologias sobre a diversidade cultural brasileira nas escolas desde cedo para ensinar o valor do país. Além de mais perfis e sites na "internet" disponíveis com informações detalhadas, e políticas protecionistas mais fortes e efetivas para os índios e dessa maneira haja uma menor hipervalorização do estrangeiro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.