Convém ressaltar, que o problema advém, em muito, do machismo brasileiro. Segundo pesquisa do jornal O Globo, o Brasil ocupa o 37°lugar no ranking de machismo nas 120 nações listadas. Sob essa ótica, é possível depreender que a desigualdade de gênero constitui um problema já muito antigo, não dando a devida atenção às colaborações femininas na área da saúde brasileira, pois existe um alto sentimento de superioridade masculina na nação brasilis.
É importante dizer que a falta de representatividade feminina acirra o problema. Por isso, pouco fala-se da responsável pela primeira imagem do buraco negro, Katie Bouman, porém se o ato tivesse sido realizado por um homem, seu nome teria maior divulgação. Sendo assim, a ausência de visibilidade mulheril nos mais altos cargos científicos e da saúde faz com que seu reconhecimento no Brasil seja muito pequeno.
Entende-se, portanto, a importância do papel feminino na ciência e saúde brasileiras. Logo, cabe a mídia e as escolas promoverem debates sobre as contribuições femininas na saúde, por meio de reportagens, entrevistas e palestras - essas sendo ministradas por médicas e/ou moças da área. Afim, de reconhecer o esforço da milher brasileira no âmbito saúde e ciência.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.