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Por 1carinen5
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#86998
Marie Curie foi uma física e química polonesa que inventou o raio-x e descobriu a radioatividade, assim, tendo grande contribuição na Segunda Guerra Mundial, mas nem por isso recebeu o seu devido reconhecimento na época, pois recebeu o seu Nobel de química anos mais tarde. Sob esse viés, é explicito o quanto a mulher é desvalorizada na ciência. Assim, ao notar a ingratidão perante as mulheres cientistas, percebe-se a invisibilidade feminina nas contribuições médicas. Nesse sentido, pode-se afirmar que o machismo e a falta de representatividade agrava a situação.
    Convém ressaltar, que o problema advém, em muito, do machismo brasileiro. Segundo pesquisa do jornal O Globo, o Brasil ocupa o 37°lugar no ranking de machismo nas 120 nações listadas. Sob essa ótica, é possível depreender que a desigualdade de gênero constitui um problema já muito antigo, não dando a devida atenção às colaborações femininas na área da saúde brasileira, pois existe um alto sentimento de superioridade masculina na nação brasilis.
    É importante dizer que a falta de representatividade feminina acirra o problema. Por isso, pouco fala-se da responsável pela primeira imagem do buraco negro, Katie Bouman, porém se o ato tivesse sido realizado por um homem, seu nome teria maior divulgação. Sendo assim, a ausência de visibilidade mulheril nos mais altos cargos científicos e da saúde faz com que seu reconhecimento no Brasil seja muito pequeno.
    Entende-se, portanto, a importância do papel feminino na ciência e saúde brasileiras. Logo, cabe a mídia e as escolas promoverem debates sobre as contribuições femininas na saúde, por meio de reportagens, entrevistas e palestras - essas sendo ministradas por médicas e/ou moças da área. Afim, de reconhecer o esforço da milher brasileira no âmbito saúde e ciência.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Felipe082
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#87007
Oi, @1carinen5, tudo certo? Vou fazer uma breve correção da sua redação. Qualquer dúvida, fique à vontade para me perguntar.

C1 – 120. Há alguns desvios de gramática.
Exercícios diagnósticos: exercicios-diagnosticos-com-gabarito-de ... 29204.html
C2 – 160. Você trouxe bons repertórios, mas não houve, a meu ver, uso suficientemente produtivo para se atingir a nota máxima.
C3 – 120. Há algumas falhas na argumentação e no projeto de texto.
Projeto de texto: projeto-de-texto-c3-t15094.html
C4 – 160. Boa articulação, com poucos deslizes. A conjunção conclusiva "assim" foi repetida na introdução. Faltou um conectivo no início do D2.
C5 – 160. Não encontrei um detalhamento válido na sua proposta. Caso tenha dúvidas sobre como elaborar um detalhamento adequado, recomendo a análise do Manual de Leitura dos Corretores do ENEM - Competência V: apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html

Total – 720

Boa nota! Conte comigo para ir ainda mais longe ;)

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