O estado como órgão regulador da sociedade, precisa tomar medidas quanto a quantidade de burladores da lei seca. E como dito pelo terceiro presidente do Estados Unidos, Thomas Jefferson: “A aplicação das leis é mais importante que sua elaboração”. Assim se torna necessário que o Estado aplique de forma mais eficiente tal lei.
Também é possível apontar para o problema que é uma falta de conscientização real sobre o peso das consequências de dirigir embriagado. O “jeitinho brasileiro” é uma mentalidade visível em boa parte da população, que se vê tendo alguma espécie de vantagem ou esperteza ao burlar essa regra em prol da diversão. Sendo que o Ministério da Saúde aponta que cerca de 21% dos acidentes registrados no País estão relacionados ao consumo de álcool. Logo esse problema tem que ser combatido de forma expressiva.
Dessa maneira é necessário tomar medidas estatais quanto a este problema. E para isso é necessário que o Estado, através de seu poder e tecnologia tenha um trabalho em conjunto a nível nacional, com campanhas e planejamentos, além disso maior cobrança de municípios para tomar ações com relação a situação. Com blitz que se movam entre diferentes pontos num mesmo dia a fim de evitar que as localizações sejam dadas e as pessoas simplesmente evitem. Mais importante ainda são medidas de incentivo ao setor privado em conscientizar o público, apresentando situações reais e dados, e não apenas uma frase solta. Tornar a autoescola mais acessível também seria eficaz no combate à embriaguez ao volante.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.