Convém ressaltar, a princípio, que a sexualização envolta da criança seja um fator deliberativo para obstinação do problema. Na Constituição Federal, no artigo 227, está descrito ser dever da família, da sociedade e do estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, á educação e ao respeito e a salvo de toda forma de negligência e opressão. No entanto, o que se verifica, na atualidade, é um cenário de descaso social, empática e afetiva em torno da sociedade, o que demonstra a falta de apoio que convém a educação sexual infantil.
Além disso, outra dificuldade enfrentada é a questão da lenta mudança da mentalidade social. De acordo com dados do IBGE, hoje, no Brasil, 40% das denúncias de abusos infantis são cometidas pelo pai ou padrasto. Tal fato demonstra que o papel da família, ao contrário do que se imagina, não é absolutamente avaro em pro da segurança sexual da criança ou adolescente.
Portanto, para proteger o corpo e a saúde mental de crianças no Brasil, medidas precisam ser tomadas. Faz-se necessário, pois, que as Secretarias de Educação municipais, em conjunto com o governo estadual, criem mecanismos que ajudem a identificar e combater o abuso sexual infantil, por meio da abordagem profissional, comandado por professores e palestrantes, que consigam tratar esses assuntos na área educacional. Além disso, nesses momentos, é conveniente trazer para debate a Constituição Federal e suas implicações, para que haja o tratamento profissional e sigiloso a favor da identidade da criança em qualquer situação. Assim, talvez, a educação sexual Infantil seja levada mais a sério no Brasil e no mundo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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