Em primeiro plano, a discrepância social é um fator determinante para persistência do problema. Segundo o escritor brasileiro Machado de Assis, "não é verdade que o Brasil esteja progredindo rumo a uma sociedade igualitária", Nesse prisma. de acordo com o escritor, muitos brasileiros tem o destino traçado por falta de estudos o que acaba aprisionando-os em uma vida medíocre. Dessa forma, é necessário que o governo mude essa realidade para diminuição da desigualdade.
Outrossim, a ganância de empresários é a causa desse empecilho. A máxima de Martin Luther King de que “ a injustiça num lugar qualquer é uma ameaça a justiça em todo o lugar" cabe perfeitamente, já que a impunidade senão combatida é um retrocesso para o tempo atual. Desse modo, é necessário que seja feito investigações em propriedades rurais onde é mais comum ocorrer crimes contra os direitos humanos.
Frente a tal problemática, faz-se urgente, o estado adotar ações e políticas públicas visando garantir educação e segurança, por meio do MEC e Conselho Tutelar acompanhar se está sendo garantido direitos, cabe também ao ministério do trabalho visar em investigações e resgate de trabalhadores em estados melindroso, logo. garantido uma educação de qualidade mudará a terrível realidade da escravidão no trabalho.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.