A ciência ocupa espaço ímpar no mundo contemporâneo e são incontáveis os benefícios que o avanço técnico-científico-informacional trouxe ao longo de três séculos. Ademais, é importante ressaltar que a melhoria na qualidade de vida da sociedade, relacionada ao avanço da medicina, se deve aos aprimoramentos científicos ocorridos desde então. Entretanto, observa-se que grandes desastres ocorreram ao longo da história contemporânea por causa do mau uso das técnicas científicas. Como exemplo, é possível citar o desenvolvimento da ciência nuclear que, por seu mau uso, ocasionou o bombardeio das cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki em 1945.
Entretanto, esse não é o único problema. Observa-se que o negacionismo científico, que consiste em negar parcial ou totalmente conceitos incontestáveis, contribui para a criação de uma parcela da sociedade que dissemina notícias falsas e que está coberta pelo obscurantismo. Ademais, são incontestáveis os benefícios trazidos pelo avanço científico, como as vacinas, instrumentos de imunização da população contra certas doenças. Como disse a pesquisadora brasileira Alicia Kowaltowski, “vivemos num mundo em que pessoas usam a ciência para negar a ciência”, no sentido de que tais pessoas distorcem o papel da ciência a fim de satisfazer interesses pessoais.
No que concerne à solução dos problemas supracitados, os órgãos internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), devem investir na conscientização dos cientistas acerca da ética científica. No Brasil, o Governo Federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, deve investir na conscientização das pessoas acerca da difusão das notícias falsas, a fim de evitar que tais informações sejam disseminadas. A população também deve fazer sua parte para construir uma sociedade consciente do papel da ciência no mundo contemporâneo e do seu bom uso.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.