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Por orafael
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#86759
O avanço científico ocorrido na história contemporânea, compreendida entre o século XVIII e os dias atuais, é considerado um grande salto para o desenvolvimento tecnológico e constitui-se como um marco na história científica mundial. Observa-se que os avanços científicos contribuem com o aumento da qualidade de vida da população. No entanto, o mau uso da ciência pode corromper o seu papel. Exemplos disso são os bombardeios de Hiroshima e Nagasaki em 1945, no Japão. Além disso, o negacionismo contribui para um obscurantismo acerca do papel da ciência no mundo contemporâneo.
A ciência ocupa espaço ímpar no mundo contemporâneo e são incontáveis os benefícios que o avanço técnico-científico-informacional trouxe ao longo de três séculos. Ademais, é importante ressaltar que a melhoria na qualidade de vida da sociedade, relacionada ao avanço da medicina, se deve aos aprimoramentos científicos ocorridos desde então. Entretanto, observa-se que grandes desastres ocorreram ao longo da história contemporânea por causa do mau uso das técnicas científicas. Como exemplo, é possível citar o desenvolvimento da ciência nuclear que, por seu mau uso, ocasionou o bombardeio das cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki em 1945.
Entretanto, esse não é o único problema. Observa-se que o negacionismo científico, que consiste em negar parcial ou totalmente conceitos incontestáveis, contribui para a criação de uma parcela da sociedade que dissemina notícias falsas e que está coberta pelo obscurantismo. Ademais, são incontestáveis os benefícios trazidos pelo avanço científico, como as vacinas, instrumentos de imunização da população contra certas doenças. Como disse a pesquisadora brasileira Alicia Kowaltowski, “vivemos num mundo em que pessoas usam a ciência para negar a ciência”, no sentido de que tais pessoas distorcem o papel da ciência a fim de satisfazer interesses pessoais.
No que concerne à solução dos problemas supracitados, os órgãos internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), devem investir na conscientização dos cientistas acerca da ética científica. No Brasil, o Governo Federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, deve investir na conscientização das pessoas acerca da difusão das notícias falsas, a fim de evitar que tais informações sejam disseminadas. A população também deve fazer sua parte para construir uma sociedade consciente do papel da ciência no mundo contemporâneo e do seu bom uso.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#86765
Oi, @orafael, tudo certo? Vou fazer uma breve correção da sua redação. Qualquer dúvida, fique à vontade para me perguntar.

C1 – 160. Há poucos desvios de gramática.
C2 – 160. Você trouxe bons repertórios, mas não houve, a meu ver, uso suficientemente produtivo para se atingir a nota máxima. Para que haja mais produtividade, explique melhor a relação entre as referências e a argumentação.
C3 – 80. Há falhas significativas na argumentação e no projeto de texto. A progressão temática é insatisfatória, pois certas ideias são repetidas com frequência.
Projeto de texto: projeto-de-texto-c3-t15094.html
C4 – 160. Boa articulação, com algumas repetições. Os conectivos "entretanto" e "ademais" foram repetidos, e há expressões - como "observa-se que" - que também aparecem mais de uma vez ao longo da sua dissertação.
C5 – 120. Na sua proposta mais completa, encontrei somente três dos cinco elementos necessários: ação, agente e efeito. Pessoalmente, não considero o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações um meio adequado. Uma parceria com esse órgão poderia ser um elemento válido, mas o órgão, em si, não. É como se houvesse um segundo agente "disfarçado".

Total – 680

Você já está em um patamar interessante. Conte comigo para ir ainda mais longe ;)

Playlist do rumo ao 1000 no YouTube (criada pelo Rodrigo): clique aqui
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Por Mylike
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#86780
Felipe082 escreveu:Pessoal, vocês acham que eu fui muito rigoroso na C3?
@JoaoPedro72 @Mylike @EuDavila @EmillyySilva
Eu concordo com a sua correção! :)

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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Por Mylike
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#86795
Felipe082 escreveu:Obrigado, @Mylike :)
De nada! :D

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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Por EmillyySilva
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#86839
Felipe082 escreveu:Pessoal, vocês acham que eu fui muito rigoroso na C3?
@JoaoPedro72 @Mylike @EuDavila @EmillyySilva
Bom dia, tudo bem Felipe? Espere que esteja um corretor flash hoje! KKK :D

—Ao meu ver você não foi nada rigoroso, existem pontos ali que precisam melhorar para que a compreensão do texto seja totalmente plena. Sendo assim, fez uma ótima correção, e não vejo nada do que comentar a respeito disso. Apenas espero que o nosso colega @orafael evolua nesses quesitos e não tenha medo de pedir ajuda se necessário. ;)

—Parabéns pelo trabalho @Felipe082!!
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