Em primeiro lugar, faz-se necessário apontar os principais fatores contribuintes para os crescentes índices de desmatamento. Diferente dos campos verdes floridos e vivos d'O Hobbit, o Brasil atual pode ser descrito como cenário de algum filme apocalíptico: chamas e fumaça por toda a parte. Isto porque, devido à indiferença criminosa por parte do Governo Federal, que parece não atentar-se nem preocupar-se com a situação calamitosa ocorrente, crimonosos têm agido com menos preocupação em sofrerem punições. Estes motivam-se, principalmente, a partir das práticas econômicas desenvolvidas na região, ou seja, a expansão da fronteira agrícola e pastoril. Queimam partes da floresta para haver mais espaço para o gado, movimentando a economia agropecuária.
À medida que os desmatamentos aumentam, aumenta-se, reciprocamente, a preocupação global a respeito das mudanças climáticas, isto porque a Amazônia é tida como pulmão do mundo: danos causados à ela podem diminuir a quantidade de chuvas em certas regiões ou até mesmo em outros países, como o Paraguai ou a Bolívia, por exemplo. Isto porque o fenômeno conhecido como Rios Aéreos, que, resumidamente, são cursos de água atmosféricos propelidos pelo vento, enfraquece-se, havendo uma menor quantidade de água a ser transportada. Ademais, não só o clima, mas a fauna e a flora também são postas em risco quando vítimas de desmatamento. Animais morrem, outros perdem seu habitat e aos quais migram não conseguem se adaptar, o que pode levar à extinção de uma determinada espécie.
Em suma, os desmatamentos na Amazônia e suas consequências não poderão ser evitados a menos que haja, por parte do Governo Federal, um genuíno interesse em agir de modo a preservar a floresta, punindo aqueles que à ela ateiam fogo, com leis que devem ser revisadas e enrijecidas, não mais favorecendo fazendeiros e proprietários de terra que pouco preocupam-se com o bem-estar da floresta quando comparado à preocupação que têm com seus lucros. Não obstante, é necessário que haja um monitoramento constante da floresta, por meios de satélites e rondas nas áreas mais suscetíveis a serem atacadas por esses crimonosos. Deste modo, o Brasil terá novamente uma Amazônia tão viva e rica quanto às florestas encantadoras descritas em O Hobbit.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.