Percebe-se que a ida a especialistas como psicólogos e psiquiatras, ficaram taxadas em nossos sistemas sociais como um local onde somente pessoas “loucas” vão. O medo de ser simplesmente denominado tal forma, leva ainda hoje muitas pessoas que necessitam dessa ajuda a não procurarem, algo que já deveria ser reformulado em nossas mentes há muito tempo. Entretanto, ao mesmo tempo que devemos cuidar de nossa saúde mental, também precisamos nos atentar a nossa saúde física que paradoxalmente afeta também a nossa mentalidade, já que muitas vezes o fato de estar acima ou abaixo do peso, podem causar muitas frustrações e falta de aceitação e autoestima consigo mesmo.
Nos períodos da adolescência acontecem bastantes transformações causada pelas alterações e aumento da produção de hormônios, agindo tanto em nosso corpo quanto em nosso sentimento, “Divertidamente” da Pixar é um filme que retrata bem essas situações, onde o mesmo conta a história de uma menina que passa por um momento de readaptação em sua vida, em que ela se perde em seus pensamento e entra em uma profunda depressão, nos mostrando como o assunto é de extrema importância para nossas vidas, e deve ser trabalhado tanto nas escolas quanto em casa.
É evidente, por tanto, que apesar do ser humano passar por dificuldades, muitas das vezes o mesmo tenta resolver seus problemas por conta própria, porém, devemos parar e saber quando pedir ajuda. Os pais devem sempre ter uma atenção maior com seus filhos, frequentemente praticar momentos de lazer, esportes e regularmente consultar um especialista, ações que devem ser feitas por todos os cidadãos. Também é de extrema importância que o governo promova novas iniciativas e reforcem as que já existem, reformulando e criando um futuro melhor para todos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.