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Por Isabela34891
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#86695
A obra "morte e vida severina", publicada em 1955, retrata a vida de um trabalhador rural que sofre diversos problemas sociais, dentre eles está a invisibilidade de sua identidade, justamente por se encontrar na mesma situação que vários brasileiros. Atualmente, é notório que essa adversidade acomete milhares de pessoas, sendo causada, principalmente, pela desigualdade social e pela escassez de atenção que o Estado oferece para a população.
Em primeiro lugar, vale ressaltar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a qual afirma que todos os indivíduos nascem iguais em dignidade e direito. No entanto, sabe-se que esses privilégios não são cumpridos plenamente, isso pois muitas pessoas não são capazes de terem um registro, fazendo com que eles não sejam capazes de se integrarem na sociedade nem fazer parte da mesma.
Segundamente, percebe-se que, com o avanço cada vez maior do capitalismo, os governantes se preocupam mais com o dinheiro do que em atender às necessidades da população. Tal como auxiliar indivíduos a se registrarem e conseguirem ter seus devidos documentos, pois sem suas certidões, eles não poderão estudar, trabalhar, votar e entre outras ações fundamentais para uma boa convivência na sociedade.
Diante dos fatos mencionados, é necessário que o governo se atente às necessidades da população por meio de pesquisas sociais, as quais são de extrema importância para que o Estado tenha contato com o povo e seja capaz de amenizar os problemas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por Felipe082
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#86776
Oi, @Isabela34891, tudo certo? Vou fazer uma breve correção da sua redação. Qualquer dúvida, fique à vontade para me perguntar.

C1 – 120. Há alguns desvios de gramática e poucas falhas na estrutura sintática.
:!: Cuidado => é incorreto fragmentar períodos, como em "Tal como". Isso é uma falha na estrutura sintática.
Exercícios diagnósticos: exercicios-diagnosticos-com-gabarito-de ... 29204.html
C2 – 160. Você trouxe bons repertórios, mas não houve, a meu ver, uso suficientemente produtivo para se atingir a nota máxima.
C3 – 120. Há algumas falhas na argumentação e no projeto de texto.
Projeto de texto: projeto-de-texto-c3-t15094.html
C4 – 160. Boa articulação, com poucas inadequações. É importante sinalizar, também, a presença de repetições, como a utilização do conectivo "pois" em ambos os parágrafos de desenvolvimento.
:!: Cuidado => é incorreto utilizar a expressão "o mesmo" como mecanismo coesivo de retomada.
https://educacao.uol.com.br/disciplinas ... ronome.htm
C5 – 120. A sua proposta possui três elementos válidos: agente, meio e detalhamento do meio. Faltaram a ação e o efeito. A medida que você propôs, por ser excessivamente vaga, é passível de anulação. O que você quer dizer com "se atentar às necessidades da população"? O que será feito na prática?

Total – 680

Você já está em um patamar interessante. Conte comigo para ir ainda mais longe ;)

Material de apoio para os corajosos (criado pela Emy): material-de-apoio-para-os-corajosos-t43700.html
Playlist do rumo ao 1000 no YouTube (criada pelo Rodrigo): clique aqui
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Por Isabela34891
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#86778
@Felipe082 obrigada por corrigir, mas tenho uma dúvida: se é inadequado utilizar "o mesmo" para retomada, onde posso usá-lo?
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Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#86781
Oi, @Isabela34891. Recomendo a leitura desta explicação: https://educacao.uol.com.br/disciplinas ... ronome.htm

:arrow: Exemplos:

Amor não é o mesmo que paixão => CORRETO. Nesse caso, "o mesmo que" assume o significado de "igual a".
Fui amado e traído pela mesma pessoa => CORRETO. Nesse caso, "a mesma" indica que ambas as ações foram realizadas por uma só pessoa.
Fui amado por Esmeralda e traído pela mesma => INCORRETO. Nesse caso, "a mesma" retoma, equivocadamente, a palavra "Esmeralda". Você poderia substituir esse elemento sintático por "ela" ou por "essa".

OBS: a temática amorosa foi escolhida aleatoriamente :lol:
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Por Isabela34891
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#86787
Felipe082 escreveu:Oi, @Isabela34891. Recomendo a leitura desta explicação: https://educacao.uol.com.br/disciplinas ... ronome.htm

:arrow: Exemplos:

Amor não é o mesmo que paixão => CORRETO. Nesse caso, "o mesmo que" assume o significado de "igual a".
Fui amado e traído pela mesma pessoa => CORRETO. Nesse caso, "a mesma" indica que ambas as ações foram realizadas por uma só pessoa.
Fui amado por Esmeralda e traído pela mesma => INCORRETO. Nesse caso, "a mesma" retoma, equivocadamente, a palavra "Esmeralda". Você poderia substituir esse elemento sintático por "ela" ou por "essa".

OBS: a temática amorosa foi escolhida aleatoriamente :lol:
Aaaaaa entendi, muito obrigada mesmo :))))
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Por EuDavila
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#86927
Qualquer dúvida, estou aqui para ajudar!

Aceite os erros como descobertas e use eles para avançar!
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Por Mylike
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#87170
Concordo com a correção do Felipe! :)

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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