Nesse sentido, é essencial ressaltar a discrepância econômica como agravante do revés. O insigne dramaturgo Ariano Suassuna, a esse respeito, defende que existe uma injustiça secular capaz de dividir a nação verde-amarela em duas vertentes: uma privilegiada e outra indigente. É plausível afirmar, sob tal lógica, que a parcela necessitada não é detentora de poder aquisitivo que permita a compra de obras literárias, o que, consequentemente, fomenta uma substancial privação desses indivíduos quanto à estimulação da criatividade e do senso crítico. É indubitável, assim, que a persistência da disparidade secular elencada por Suassuna pode, de fato, afligir expressivo segmento do círculo social.
Além disso, a impassibilidade coletiva atua como um elemento propulsor do empecilho. Nessa lógica, segundo o ilustre sociólogo Émile Durkheim, o egoísmo é, em grande parte, produto da coletividade. À luz da lógica durkheimiana, banaliza-se, por vezes, no corpo cívico, uma conduta de indiferença, haja vista que muitos indivíduos tonificam o não acesso à leitura quando esses não doam livros dispensáveis às pessoas de baixa renda, fortalecendo, como consequência, um cenário em que alguns cidadãos não gozam da leitura e dos seus benefícios, a exemplo da ampliação de conhecimentos gerais. É injusto, pois, que sujeitos carentes sofram pelo descuido coletivo em relação à leitura.
Portanto, é primordial desconstruir as origens do contratempo. Para tanto, cabe ao governo federal – incumbido de garantir o contentamento da população – fornecer, por meio dos cofres públicos, obras literárias gratuitas às vítimas do desequilíbrio social com o intuito de democratizar o acesso à leitura e, logo, possibilitar a aquisição dos benefícios dessa, como a instigação da criatividade e da criticidade. Em acréscimo, o grupo civil deve tornar a doação de livros prescindíveis uma realidade. Feito isso, a mediocridade apresentada por Lobato não será mais um fato.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 176
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 176
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.