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Por JoaoPedro72
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#86588
“Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê”. Essa frase do célebre escritor Monteiro Lobato esclarece como a leitura é uma prática imprescindível, pois aqueles que não a praticam se limitam à mediocridade. No Brasil, entretanto, o acesso à leitura é, infelizmente, restrito, o que, por conseguinte, viabiliza os malefícios expostos por Lobato. É crucial, por fim, entender como a desigualdade social e a apatia do tecido civil potencializam esse infortúnio.

Nesse sentido, é essencial ressaltar a discrepância econômica como agravante do revés. O insigne dramaturgo Ariano Suassuna, a esse respeito, defende que existe uma injustiça secular capaz de dividir a nação verde-amarela em duas vertentes: uma privilegiada e outra indigente. É plausível afirmar, sob tal lógica, que a parcela necessitada não é detentora de poder aquisitivo que permita a compra de obras literárias, o que, consequentemente, fomenta uma substancial privação desses indivíduos quanto à estimulação da criatividade e do senso crítico. É indubitável, assim, que a persistência da disparidade secular elencada por Suassuna pode, de fato, afligir expressivo segmento do círculo social.

Além disso, a impassibilidade coletiva atua como um elemento propulsor do empecilho. Nessa lógica, segundo o ilustre sociólogo Émile Durkheim, o egoísmo é, em grande parte, produto da coletividade. À luz da lógica durkheimiana, banaliza-se, por vezes, no corpo cívico, uma conduta de indiferença, haja vista que muitos indivíduos tonificam o não acesso à leitura quando esses não doam livros dispensáveis às pessoas de baixa renda, fortalecendo, como consequência, um cenário em que alguns cidadãos não gozam da leitura e dos seus benefícios, a exemplo da ampliação de conhecimentos gerais. É injusto, pois, que sujeitos carentes sofram pelo descuido coletivo em relação à leitura.

Portanto, é primordial desconstruir as origens do contratempo. Para tanto, cabe ao governo federal – incumbido de garantir o contentamento da população – fornecer, por meio dos cofres públicos, obras literárias gratuitas às vítimas do desequilíbrio social com o intuito de democratizar o acesso à leitura e, logo, possibilitar a aquisição dos benefícios dessa, como a instigação da criatividade e da criticidade. Em acréscimo, o grupo civil deve tornar a doação de livros prescindíveis uma realidade. Feito isso, a mediocridade apresentada por Lobato não será mais um fato.

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 176

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 192

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 176

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 192

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 192

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Fortes
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Olá, @JoaoPedro72, tudo bem?

Esta é uma correção gratuita, nomeada de correção flash, que ofereço aos usuários da plataforma. Espero que ela possa te ajudar, esclarecendo os pontos fortes e fracos da sua redação em cada competência.

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Correção flash

C1 (160) ➔ Domínio bom da norma-padrão da Língua Portuguesa. *Há poucos desvios gramaticais, porém mais de 2.
Como são poucos, seguem:
- (Vírgula) Essa frase, do célebre escritor Monteiro Lobato, esclarece [...] <o pronome demonstrativo já estabelece a individualidade, o que gera a necessidade do aposto aparecer entre vírgulas como detalhamento>
- (Regência) [...] fomenta uma substancial privação desses a esses <quem priva, priva alguém de algo ou algo de alguém> indivíduos quanto à [...] *Essa construção regencial específica é discutida por gramáticos e muitos criam discordâncias. No entanto, até o momento, essa é a maneira mais aceita como correta.
- (Paralelismo sintático) [...] com o intuito de democratizar o acesso à leitura e, logo, de possibilitar [...]
- (Mecanismo inadequado) [...] um cenário em que alguns cidadãos não gozam da leitura e dos seus benefícios, a exemplo como <a exemplo possui a semântica de modelação> da ampliação [...]

https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consu ... o-de/33314
C2 (200) ➔ Estrutura dissertativa-argumentativa funcional. *Há, pelo menos, 1 repertório pertinente, legitimado e produtivo.
C3 (160) ➔ Argumentação e desenvolvimento de fatos, informações e opiniões bons. *Limitar a questão da discrepância econômica à compra de obras literárias é uma estratégia superficial de argumentação. Você é capaz de argumentar melhor sobre isso. :)
C4 (200) ➔ Coesão excelente.*Coesões interparágrafos e intraparágrafo excelentes.
C5 (200)➔ Conclusão excelente. *5 elementos válidos apresentados.

Nota final: 920

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Por JoaoPedro72
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#86589
@EuDavila @EmillyySilva @Felipe082 @eurodrigo @Mylike @Vini0324 @Jotaveh @anaclaradll @Isabelladu @Vestibular21 @geoca @Higorvaz @Amiran

Olá pessoal! Vocês poderiam, se quiserem, corrigir minha redação? Desde já, obrigado! :mrgreen:

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
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Por Fortes
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#86612
Olá, @JoaoPedro72, tudo bem?

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- (Vírgula) Essa frase, do célebre escritor Monteiro Lobato, esclarece [...] <o pronome demonstrativo já estabelece a individualidade, o que gera a necessidade do aposto aparecer entre vírgulas como detalhamento>
- (Regência) [...] fomenta uma substancial privação desses a esses <quem priva, priva alguém de algo ou algo de alguém> indivíduos quanto à [...] *Essa construção regencial específica é discutida por gramáticos e muitos criam discordâncias. No entanto, até o momento, essa é a maneira mais aceita como correta.
- (Paralelismo sintático) [...] com o intuito de democratizar o acesso à leitura e, logo, de possibilitar [...]
- (Mecanismo inadequado) [...] um cenário em que alguns cidadãos não gozam da leitura e dos seus benefícios, a exemplo como <a exemplo possui a semântica de modelação> da ampliação [...]

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C2 (200) ➔ Estrutura dissertativa-argumentativa funcional. *Há, pelo menos, 1 repertório pertinente, legitimado e produtivo.
C3 (160) ➔ Argumentação e desenvolvimento de fatos, informações e opiniões bons. *Limitar a questão da discrepância econômica à compra de obras literárias é uma estratégia superficial de argumentação. Você é capaz de argumentar melhor sobre isso. :)
C4 (200) ➔ Coesão excelente.*Coesões interparágrafos e intraparágrafo excelentes.
C5 (200)➔ Conclusão excelente. *5 elementos válidos apresentados.

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Por JoaoPedro72
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#86614
eurodrigo escreveu:Olá, @JoaoPedro72, tudo bem?

Esta é uma correção gratuita, nomeada de correção flash, que ofereço aos usuários da plataforma. Espero que ela possa te ajudar, esclarecendo os pontos fortes e fracos da sua redação em cada competência.

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Como são poucos, seguem:
- (Vírgula) Essa frase, do célebre escritor Monteiro Lobato, esclarece [...] <o pronome demonstrativo já estabelece a individualidade, o que gera a necessidade do aposto aparecer entre vírgulas como detalhamento>
- (Regência) [...] fomenta uma substancial privação desses a esses <quem priva, priva alguém de algo ou algo de alguém> indivíduos quanto à [...] *Essa construção regencial específica é discutida por gramáticos e muitos criam discordâncias. No entanto, até o momento, essa é a maneira mais aceita como correta.
- (Paralelismo sintático) [...] com o intuito de democratizar o acesso à leitura e, logo, de possibilitar [...]
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Nota final: 920

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Muito obrigado pela correção, Rodrigo! :mrgreen:

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
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Por Mylike
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#86745
Cheguei atrasado, vai ficar para outro dia! :D

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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Por JoaoPedro72
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#86761
Mylike escreveu:Cheguei atrasado, vai ficar para outro dia! :D
Tudo certo! Obrigado! :D

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
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Por JoaoPedro72
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geoca escreveu:
JoaoPedro72 escreveu:@EuDavila @EmillyySilva @Felipe082 @eurodrigo @Mylike @Vini0324 @Jotaveh @anaclaradll @Isabelladu @Vestibular21 @geoca @Higorvaz @Amiran

Olá pessoal! Vocês poderiam, se quiserem, corrigir minha redação? Desde já, obrigado! :mrgreen:
Estou um pouquinho 🤏🤏 atrasada, concorda?! KKKKK deixo minha análise para a próxima! E perdão pela demora. Dei uma sumida daqui nos últimos meses! Beijão <3
Oii, sem problemas, está tudo bem! Te marco na próxima kk :lol:

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
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