A priori, 68% das reservas hídricas no Brasil estão localizadas na região amazônica cuja mesma é habitada apenas por 5% dos brasileiros enquanto a região mais populosa do país, a sudeste, tem apenas 6% destas reservas e essa visível desproporcionalidade somada com uma série de fatores tem feito o sudeste uma das maiores vítimas das secas que atingiram o país ao longo dos anos.
Ademais, os sistemas de água presentes em todos os território do Brasil não conseguem acompanhar o ritmo de consumo da população, pois são sistemas subdimensionados como por exemplo o sistema Cantareira que não consegue mais gerar água para todo mundo da sua região tornando-a ainda mais escassa e limitada para os brasileiros que já são , atualmente, 35 milhões de pessoas sem acesso à água potável.
Visto que as reservas hídricas são terrivelmente distribuídas no Brasil e os sistemas construídos não tem a capacidade de acompanhar o consumo da população é indubitavelmente necessário que o governo inicie a construção de novas reservas hídricas nas regiões em que a carência desse recurso é mais grave e invista no aproveitamento de águas anteriormente usadas a fim de alcançar e tornar possível para o maior número de pessoas o acesso a água potável.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.