É importante, diante desse cenário, contar que a ausência de uma atuação competente dos digitais influencers, na mídia, fomenta a adversidade referente à persuasão dos desejos civis. Desse modo, pode-se interpretar sobre a ótica do filósofo Antonio Gramsci, o qual salienta que a lógica do capital é criar sobre a sociedade inúmeras ilusões, induzindo, imprudentemente, o que se almeja diante de um círculo social. Com essa concepção, considera-se que os influenciadores digitais, ao passo que priorizam essa estratégia capitalista para vender seus produtos, mediante propagandas que instigam, muitas vezes, a ilusória sensação de necessidade aos objetos fúteis para o cotidiano, tendem à valorizar apenas o seu lucro individual e não buscam elucidar a criticidade do coletivo, o que, com efeito, evidencia a falta de responsabilidade referente a ideia do filósofo. Logo, enquanto os influenciadores se mantiverem sem juízo de suas condutas, o revés persistirá novamente.
Nessa perspectiva, entende-se que, lamentavelmente, devido a atuação, por vezes, indevida dos agentes produtores de conteúdo midiático, fatores como a persistência do consumo são normalizados no ambiente civil. Nesse âmbito, o sociólogo alemão Theodor Adorno defende que o uso da mídia digital por influenciadores, de modo a incentivar o consumo, representa uma padronização comportamental. Em contraste ao pensamento do Alemão, ocorre, atualmente, uma manipulação quase que imperceptível nas redes sociais, quando observa-se o engajamento contínuo de mercadorias, indicadas por esses indivíduos, as quais, por conseguinte, impulsionam a compra redundante e, consequentemente, a naturalização de um consumo exacerbado no país. Assim, medidas devem ser pensadas com o foco de resolver o óbice.
Portanto, atenuar os desafios relacionados aos usuários influentes torna-se fundamental para uma atuação prudente desses indivíduos. Para isso, o Ministério da Educação —responsável por garantir um sistema educacional abrangente— por meio das redes sociais, principal requisito de atuação desses usuários, deve disponibilizar cursos gratuitos com reconhecimento nacional de uma atuação digna na mídia, os quais ensinem a manusear de forma bem-conceituada seus preceitos de venda. Em suma, com intuito de evitar um incentivo errôneo de produtos triviais e barrar o preocupante consumo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.