"Tornou-se chocantemente óbvio que a nossa tecnologia excedeu a nossa humanidade", tal frase de Albert Einstein, evidencia que a internet vem se expandindo cada vez mais, causando então, o uso excessivo de redes sociais. Tendo como consequência, que venham a se desconectar do mundo real.
A princípio, se usada de maneira correta, as redes sociais podem ser benéficas, pois, torna-se mais fácil de manter-se comunicável. Como citado na frase do sociólogo Manuel Castells, "A internet é muito mais que uma tecnologia, é um meio de comunicação e de organização social". Entretanto, convém ressaltar, que o acesso das crianças à internet e às redes sociais ocorre de maneira cada vez mais precoce. Logo, ao longo de seu desenvolvimento, os jovens acabam se tornando "prisioneiros" de padrões, likes e interações que são propostos pelo mundo virtual, e quando não alcançados, acabam causando problemas patológicos.
Por conseguinte, 41% dos jovens brasileiros apresentaram sintomas de depressão e ansiedade no ano de 2019, de acordo com o Indicador de Confiança Digital.
Diante do exposto, faz-se necessário que os pais limitem ou monitorem o uso de acesso e que conscientize-os, alertando sobre as consequências do mal uso, e as escolas poderiam desenvolver projetos em prol do assunto. Deste modo, então, evitaria que as redes sociais tivessem um impacto negativo em suas vidas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.